Home / Exercícios Físicos / Dicas Práticas / Aplicativo Endomondo

Aplicativo Endomondo

Aplicativo Endomondo ajuda as pessoas com diabetes a praticarem atividade física

endomondoEm 2008, foi lançado um aplicativo estimulador da atividade física que pode ajudar muito o paciente com diabetes. Neste ano, o Endomondo ganhou as graças no Brasil e há muitos praticantes utilizando. A invenção tem a versão mais simples, que é gratuita, e a versão mais sofisticada, que é paga. Ambas podem ser utilizadas em smartphones com plataformas Android, BlackBerry, iOS, Symbian e WinMo.

O aplicativo consiste em uma comunidade de esportes que rastreia os treinos, analisa o treinamento e interliga os amigos do praticante. Ele pode ser baixado em várias línguas, incluindo o português. Já o site existe nas versões em inglês, espanhol, polonês, francês, alemão, italiano e dinamarquês.

“O Endomondo pode ser utilizado em 58 modalidades esportivas, dentre elas caminhadas, badminton, cadeiras de rodas, entre outras. Esta criação informa o tempo, a distância percorrida, as condições para tomada de decisões, a partir da análise dos dados que mostram como melhorar performance, monitorar percurso e determinar momentos de troca de percurso (ida e volta), a fim de determinar o ritmo a ser tomado em  momentos específicos”, relata Dr. Edson Perrotti.

“Para pessoas com diabetes, o aplicativo dá a estimativa de gasto calórico e de necessidade de consumo de água, calculado pela ferramenta com base em tempo, distância e localidade em que a atividade física é realizada. Isso facilita muito a avaliação pelo portador de diabetes acerca das quantidades de insulina e/ou medicamentos a serem utilizados, bem como as quantidades de alimentos/calorias a serem ingeridas antes, durante e após a realização das atividades físicas”, detalha Dr. Perrotti.

As estatísticas fornecidas pelo Endomondo ficam armazenadas no site e podem ser acessadas pela internet, mas não podem ser baixadas para o computador pessoal.  “As comunidades com amigos podem ser montadas a partir de contatos do Facebook, Gmail, Yahoo, email e outros contatos cadastrados em telefone, por exemplo. Mas também é possível entrar na opção ‘desafios’ lançado pelo endomondo, em que pessoas de todo o mundo participam do mesmo desafio. Ao término da prova, cada um recebe a sua colocação em comparação com todos os outros participantes, o que não deixa de ser uma nova comunidade temporária, com pessoas até então desconhecidas”, explica o endocrinologista.

Além disso, o aplicativo é motivador. “Pode-se ouvir a quilometragem a cada quilômetro conquistado, eventualmente pode-se programar e receber mensagens de incentivo que serão mencionadas ao longo de uma atividade, ao final de cada treino/atividade realizados. Os dados são imediatamente postados em redes sociais como o Facebook, por exemplo. Após algum tempo, pode-se rever os percursos percorridos e as distâncias mês a mês, obter a distância total percorrida e informações sobre calorias gastas. Todos esses fatores são bastante estimulantes”, elucida Dr. Perrotti.

Para baixar o aplicativo acesse: Iphone: Clique Aqui ou Android:  Clique Aqui

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

bicicleta

Mudança de mobilidade ao trabalho! Confira como podemos adaptar nosso corpo!

Como adaptar o corpo quando aderimos às caminhadas e pedaladas? Em São Paulo, o prefeito ...