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Aprenda como a chia pode ser consumida com outros alimentos e manter suas propriedades!

Chia – aliada ao nosso organismo

Foi publicado recentemente um estudo da Unicamp sobre as propriedades nutritivas e a atuação da chia no nosso organismo. Segundo esta pesquisa, este componente em formato de semente ou de óleo pode ajudar na prevenção de vários tipos de doenças, entre elas o câncer e o mal de Alzheimer, além de reduzir a quantidade de açúcar no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 1 e 2 e câncer.

Para sabermos mais detalhes sobre este importante componente, entrevistamos a nutricionista Renata Carolyne Chavoni Zago.

Portal De Bem com a Vida: Quais são os benefícios da chia?

A chia tem uma excelente composição nutricional, com grandes quantidades de ácido alfa-linolênico (ômega 3), proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, além de possuir propriedades anti-inflamatória, antiplaquetária e  reduz a absorção intestinal de açúcar.

Portal De Bem com a Vida: Como o óleo de chia pode ajudar no câncer e no Mal de Alzheimer?
O óleo de chia é rico em ômega 3, um ácido graxo essencial que não é produzido pelo nosso corpo. Por isso, tem efeito anti-inflamatório e favorece a eliminação de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento celular precoce e o aparecimento de doenças crônicas, como o Mal de Alzeimer.

chia

Portal De Bem com a Vida: Como ela atua reduzindo a glicose no sangue?

A chia é rica em fibras, que por sua vez em contato com água são hidratadas e retardam o esvaziamento gástrico, consequentemente evita os picos de glicemia. Além desta propriedade, auxilia na eliminação de radicais livres devido ao seu poder antioxidante e isso favorece a redução da glicose no sangue.

Portal De Bem com a Vida: Qual a quantidade de chia que deveríamos consumir por dia?

O consumo de duas colheres de sopa por dia, tanto da semente quando do óleo de chia, já são suficientes para garantir os benefícios.

Portal De Bem com a Vida: O seu consumo tem alguma restrição?

Não existem estudos de intoxicação e alergias provocadas pelo consumo de chia. Mas é importante reforçar que seu consumo deverá estar associado à ingestão de líquidos e também a não consumir grandes quantidades diárias, pois ela possui uma grande quantidade de fibras, o que pode favorecer a alteração do trânsito intestinal, podendo, por exemplo, causar constipação ou diarreia, dependendo da forma em que foi consumida.

Portal De Bem com a Vida: Os benefícios da chia podem ser encontrados em todas as formas de consumo?

Sim, tanto da forma de semente quanto na forma e óleo.

Portal De Bem com a Vida: Como a chia pode ser consumida com outros alimentos e manter suas propriedades?

Como a chia tem um sabor suave e neutro pode ser adicionada em diversas preparações, tanto doce quanto salgada e ainda mantém suas propriedades. Pode ser acrescentada em saladas de frutas, sucos de frutas, saladas, omeletes, tortas salgadas, bolos, sopas, vitaminas e iogurtes.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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