Home / Como lidar com o Diabetes / Aprenda como romper o ciclo: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Aprenda como romper o ciclo: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Como sair de uma situação de estresse e retomar o tratamento mais alinhado da glicemia.

É do conhecimento geral que o estresse é uma reação do organismo, que pode ter aspectos físicos, como ocorre quando a pessoa sente o batimento cardíaco acelerar, assim como emocionais, nos exemplos onde o nervosismo fica acentuado e, muitas vezes, temos de descontar a raiva e angustia, nas pessoas que estão ao nosso redor.

O estresse causa algumas modificações fisiológicas no organismo, dentre elas o aumento da taxa de açúcar no sangue. No caso das pessoas com diabetes, cujos mecanismos reguladores das taxas de glicose no sangue são comprometidos pelo próprio diabetes, o estresse pode trazer ainda mais prejuízos para o controle glicêmico, para o tratamento do diabetes e para a saúde de modo geral.

A presença de sintomas e a dificuldade em conduzir a vida de modo satisfatório são indícios da necessidade de se buscar auxilio profissional para ajudar a lidar com o estresse e se evitar aquele conhecido círculo vicioso: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Segundo a psicóloga Rosana Manchon, “A qualidade de vida de uma pessoa está relacionada à forma como flexibiliza e conduz suas atitudes frente às situações, que são estressantes na vida. Para identificar a maneira como cada indivíduo enfrenta e avalia o estímulo estressante, é fundamental conhecer o que lhe estressa, qual o significado atribui para esse aspecto e em que intensidade sente que isso afeta sua vida. Mas isso não acontece em boa parte das vezes, geralmente a pessoa acaba se transformando em vítima da situação, onde o tratamento do diabetes acaba sendo o grande vilão e o primeiro a ser negligenciado”.

Para Rosana, “a sensação de se estar no controle de alguma situação reduz a resposta ao estresse. Ter o controle do diabetes ajuda a afastar este estresse e isso significa conhecer o seu tratamento, buscar informações e conhecimentos, encarando o diabetes como mais uma das suas características pessoais, parte de si mesmo. Grandes mudanças na vida geram períodos de estresse, mesmo que essas mudanças sejam boas e positivas. Vamos usá-lo como uma alavanca para mudar aquele emprego, que nos torna infeliz e desmotivado ou até mesmo aquele relacionamento que só traz frustração”.

Por isso, não deixe que as situações ou pessoas ganhem mais poder na sua vida do que você próprio. Identifique o que te faz infeliz e resolva para que a vida flua com mais facilidade e essa atitude se reflita na sua saúde.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

12. canela email

Saiba mais sobre as propriedades da canela e extraia seus benefícios!

Canela – a santa especiaria Renata Carolyne Chavoni Zago* A canela é uma especiaria tradicionalmente ...