Home / Como lidar com o Diabetes / Aprenda como romper o ciclo: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Aprenda como romper o ciclo: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Como sair de uma situação de estresse e retomar o tratamento mais alinhado da glicemia.

É do conhecimento geral que o estresse é uma reação do organismo, que pode ter aspectos físicos, como ocorre quando a pessoa sente o batimento cardíaco acelerar, assim como emocionais, nos exemplos onde o nervosismo fica acentuado e, muitas vezes, temos de descontar a raiva e angustia, nas pessoas que estão ao nosso redor.

O estresse causa algumas modificações fisiológicas no organismo, dentre elas o aumento da taxa de açúcar no sangue. No caso das pessoas com diabetes, cujos mecanismos reguladores das taxas de glicose no sangue são comprometidos pelo próprio diabetes, o estresse pode trazer ainda mais prejuízos para o controle glicêmico, para o tratamento do diabetes e para a saúde de modo geral.

A presença de sintomas e a dificuldade em conduzir a vida de modo satisfatório são indícios da necessidade de se buscar auxilio profissional para ajudar a lidar com o estresse e se evitar aquele conhecido círculo vicioso: quanto mais estresse, maior o valor glicêmico, e quanto maior a glicemia, mais estresse se gera.

Segundo a psicóloga Rosana Manchon, “A qualidade de vida de uma pessoa está relacionada à forma como flexibiliza e conduz suas atitudes frente às situações, que são estressantes na vida. Para identificar a maneira como cada indivíduo enfrenta e avalia o estímulo estressante, é fundamental conhecer o que lhe estressa, qual o significado atribui para esse aspecto e em que intensidade sente que isso afeta sua vida. Mas isso não acontece em boa parte das vezes, geralmente a pessoa acaba se transformando em vítima da situação, onde o tratamento do diabetes acaba sendo o grande vilão e o primeiro a ser negligenciado”.

Para Rosana, “a sensação de se estar no controle de alguma situação reduz a resposta ao estresse. Ter o controle do diabetes ajuda a afastar este estresse e isso significa conhecer o seu tratamento, buscar informações e conhecimentos, encarando o diabetes como mais uma das suas características pessoais, parte de si mesmo. Grandes mudanças na vida geram períodos de estresse, mesmo que essas mudanças sejam boas e positivas. Vamos usá-lo como uma alavanca para mudar aquele emprego, que nos torna infeliz e desmotivado ou até mesmo aquele relacionamento que só traz frustração”.

Por isso, não deixe que as situações ou pessoas ganhem mais poder na sua vida do que você próprio. Identifique o que te faz infeliz e resolva para que a vida flua com mais facilidade e essa atitude se reflita na sua saúde.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Little toddler boy and girl playing with model car collection on the floor. Transportation and rescue toys for children. Toy mess in child room. Many cars for little boys. Educational games for kids.

Brinquedos Terapêuticos

Experiência com Brinquedos Terapêuticos *Rebecca Ortiz La Banca  A técnica do Brinquedo Terapêutico (BT) é ...