Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Aprenda dicas de como descobrir mensagens verdadeiras e falsas sobre o diabetes.

Aprenda dicas de como descobrir mensagens verdadeiras e falsas sobre o diabetes.

A cura do diabetes ainda não foi descoberta. Conheça dicas para se proteger de notícias sensacionalistas que só prejudicam o seu tratamento

Entre março e abril, alguns meios de comunicação divulgaram a notícias de que haviam descoberto a cura do diabetes, através da aplicação de uma vacina. Os médicos e os blogueiros especializados em diabetes receberam parabenizações por isso. No final de abril, uma matéria no Jornal O Globo teve o pronunciamento do presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, que deixa claro que o diabetes não tem cura, ainda não existe uma vacina no mercado para evitá-la e não há tratamento milagroso para a doença.

Quem falou sobre este tema com propriedade foi a farmacêutica Mônica Lenzi em seu blog Diabetes e Você! “A vacina realmente está em pesquisa no laboratório chefiado pela Dra. Denise Faustman, mas ainda não tem data prevista para ser comercializada….Sua pesquisa se baseia em descobrir como a vacina BCG desencadeia o sistema imunológico para produzir uma proteína que mata as células T anormais, que impedem a capacidade do pâncreas para produzir insulina”.

“A BCG é usada para pacientes com tuberculose há mais de 100 anos. Em 2015, o FDA, órgão americano que regulamenta as pesquisas e uso de novas terapias medicamentosas, liberou os testes da vacina em humanos com diabetes e anunciou o uso da vacina para 150 pessoas com diabetes tipo 1. Esta notícia foi amplamente divulgada naquela ocasião”, complementa Mônica. Para conhecer o texto na íntegra, leia: http://www.diabetesevoce.com.br/blog/vacina-para-cura-diabetes-e-uma-realidade/7 vacina email

É importante ressaltar que os testes estão em fase preliminar e não é possível dizer que já exista uma vacina para evitar ou curar o diabetes.

O conhecimento sobre um determinado assunto acontece com a busca de informações. Sabe-se que a internet pode fornecer mensagens verdadeiras e falsas sobre doenças. Para saber o que é diabetes, é preciso ler e discutir com profissionais de saúde e pessoas que apresentam a condição para saber quais são as melhores instruções para se obter um bom tratamento. Se faz necessária uma indicação para a realização de uma boa pesquisa e algumas vezes o Google acadêmico pode conter exatidão em sua informação. Desta forma, pode-se filtrar as mensagens contidas na internet favoráveis ao tratamento.

Para que as pessoas tenham um pouco mais de esclarecimento sobre este assunto e saibam filtrar mais as informações, além de discuti-las com os médicos, é importante elencar algumas dicas: sempre checar as datas e fontes dos estudos, o que pode influenciar na credibilidade da mesma, tomar cuidado com as palavras com técnicas milagrosas, evitar páginas que trazem fotos de antes e depois de ter um procedimento ou tratamento, prestar atenção também com relação às histórias de sucesso das pessoas ao iniciarem tratamentos sem provas científicas, e verificar sempre se o site tem algum selo de segurança de alguma organização confiável para saber se a informação é verdadeira.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

SHUTTERSTOCK_327361349_Huge

Conheça a Dra. Denise Kaplan e seus projetos!

Dra. Denise Kaplan e seu projeto de intervenções educacionais  Caro leitor, você nunca sentiu vontade ...