Home / Consumidores / Depoimentos / Beatriz Libonati

Beatriz Libonati

“O diabetes mudou o meu olhar sobre a vida”, palavras de Bia Libonati

Quando questionada sobre o que o diabetes trouxe de lição de vida, Beatriz Libonati, estudante de jornalismo e oito meses com diabetes, surpreendeu na resposta: “revi minhas prioridades, o que julgava ser importante antes, agora e depois do diagnóstico. Também passei a valorizar as coisas mais simples, como estar com a família e com as pessoas que amo. Me cuido mais, mudei a alimentação e o estilo de vida. O diabetes mudou o meu olhar sobre a vida.  Não olho mais com tanto pessimismo ou com raiva pequenas situações. Sou humana, claro que tenho minhas falhas. Mas tento sempre olhar para os erros e acertos como um aprendizado. Para mim, não tem essa de que um dia se ganha e no outro se perde. Todos os dias são oportunidades de crescimento pessoal. O diabetes pode despertar o que há de melhor em nós, se soubermos aceitar a situação, como também pode oferecer uma oportunidade de nos conhecermos mais. Hoje, vejo que saúde não é ausência de doença. E sim, uma questão de bem-estar, de estado de espírito. É possível ser feliz com o diabetes e ser saudável”.

Hoje, a estudante de jornalismo está se dedicando à monografia e ao blog Convivendo com Diabetes (http://convivendocomdiabetes.com/). Confira a entrevista aqui!

Beatriz2Portal De Bem com a Vida: Por que decidiu fazer jornalismo?

Sempre tive uma postura de estranheza em relação às desigualdades sociais desde pequena. E como sempre gostei de escrever e ler, resolvi fazer jornalismo. No início, tinha aquela visão romântica de querer trabalhar com jornalismo de denúncia das desigualdades, dos problemas sociais e confesso que apesar das “lambadas” da vida, ainda espero atuar nessa área, fazendo um jornalismo voltado mais para o crescimento da sociedade, para democracia e menos para sensacionalismos.

Portal De Bem com a Vida: Por que quer fazer gastronomia? Quais são seus planos?

Eu não sabia cozinhar antes do diagnóstico. Mal fazia um arroz! Acredite! Mas depois do diagnóstico do diabetes, resolvi me aventurar pela cozinha. Sempre fui uma formiga, adorava doce. E resolvi que aprenderia a fazer meus doces diet. E assim tem sido, entre erros e acertos, o pessoal, que prova meus doces zero de açúcar, gosta muito e diz que nem parecem diet. Então, estou pensando em me dedicar à isso. Estou procurando cursos voltados para essa área, mas vejo que temos poucas opções. Além disso, quero continuar me dedicando ao blog.

Portal De Bem com a Vida: Por que começou a escrever o blog?

Estava muito triste no início do diagnóstico e queria me motivar, conhecer outras pessoas que estivessem na mesma situação e assim poder conversar, trocar experiências. Daí, surgiu o blog! Surgiu mais como um estímulo para mim mesma e assim tem sido até hoje. Mas também, hoje tenho muito carinho pelas pessoas, que me acompanham, e procuro sempre trazer mais informações e receitas diet gostosas para elas.

Portal De Bem com a Vida: O que o blog te trouxe de conhecimento e experiência?

Me trouxe um lado meu que não conhecia, um lado mais leve, de contato com as pessoas. Sempre trabalhei com jornalismo, mas com textos mais densos, sobre crime, polícia, essas coisas. E com o blog descobri um lado meu que nem conhecia. Uma Bia que também é leve, que gosta de sair, de passear, de curtir a vida e que tem um olhar otimista apesar de todos os problemas. O blog também me trouxe mais informação sobre a doença. Pesquiso e leio mais, aprendo mais a cada dia. É claro que tem muita informação falsa ou fantasiosa. Mas também temos bons materiais e boas dicas de tratamento, de como lida com a doença. E através do blog eu tenho trazido esse aprendizado para o controle do diabetes.

Portal De Bem com a Vida: Deixe uma mensagem para quem tem diabetes.

É importante sempre se lembrar de que a doença é só um lado da sua vida. E que ela não pode te controlar. É você que a controla, que lida com ela. Basta ter força de vontade, amor e dedicação, que se vai longe! No início, é normal ficar triste, chorar e ficar perdido. Afinal de contas, quem é que quer ter uma doença? Mas com o tempo, passo a passo, você vai perceber que a doença pode trazer tanto ensinamento, tanta coisa boa que o seu olhar sobre o que é saúde e o que é doença também vai mudar. Procure ajuda médica e nutricional especializada e não desista dos seus sonhos. O diabetes não pode nos definir. Se jogue com ousadia nesse novo mundo! Que com calma, consciência e mudança, tudo vai já deu certo!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Bianda Fiori 2

Conheça os benefícios da corrida com o depoimento de Bianca Fiori!

Saia da Zona de Conforto – Mexa-se! Caros leitores, vocês praticam diariamente atividade física? Caso ...