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Atividade Física e a Prevenção de Doenças

Atividades físicas influenciam na prevenção do diabetes e de outras doenças?

Detail of young people jogging together in nature with sun setting behind them.

Emerson Bisan*

A Organização Mundial de Saúde recomenda 150 minutos por semana, divididos em cinco dias, com duração de 30 minutos para a prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo.

Em relação ao diabetes mellitus tipo 2, na realidade, a sua prevenção consiste na  combinação de um plano alimentar balanceado, em uma rotina de vida onde se encaixem quaisquer tipos de exercícios regulares, onde mais importante do que fazer e quanto praticar é a regularidade, se exercitando diariamente e de forma equilibrada com exercícios cardiovasculares, cíclicos ou aeróbicos, que proporcionam melhora na circulação, na resistência física geral e no gasto calórico; os exercícios musculares localizados são responsáveis por melhorar a postura da musculatura esquelética e prevenir doenças ósseas e da coluna. Finalizando, não podemos nos esquecer dos exercícios de mobilidade ou flexibilidade que, além de melhorar a postura, diminuem os níveis do estresse cotidiano.

É importante esclarecer que a prática de esportes não substitui os medicamentos e, portanto, não são recomendados para baixar a glicemia de forma pontual e sim melhorar a sensibilidade da célula à entrada de glicose. Exercitar-se diariamente implica em acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico em repouso (metabolismo basal), fazendo com que a quantidade de medicamento seja diminuída.

Para os recém diagnosticados, o grande segredo é observar o comportamento glicêmico durante e após a prática de esportes, com a finalidade de evitar as hipoglicemias, consequentes da ação dos medicamentos somada aos exercícios.

Quanto à faixa etária, as diferenças ou restrições de exercícios dependerão da mobilidade e preferência de cada um, pois só encontraremos resultados positivos se houver adesão à modalidade escolhida, exercida de forma regular e constante e de intensidade ligeiramente cansativa. Nunca esquecer de que os treinos sempre serão individualizados, respeitando as necessidades de cada um.

Caro leitor, não desanime! Lembre-se de que para se tornar ativo, você não precisa aderir a um esporte formal. Se não gosta de frequentar academia, não sabe nadar e andar de bicicleta, procure atingir o mínimo de atividade exigida em suas rotinas diárias, como por exemplo ao invés de usar o elevador, suba escadas; desça um ponto antes da sua parada de ônibus e procure ir aos locais mais próximos de sua casa a pé e, se pretende caminhar mais vezes ao dia e se socializar, adote um animal de estimação. Tenha certeza de que você estará praticando um exercício com a companhia de um amigo.

Com amor e afeto a sua saúde agradece!

*Emerson Bisan é educador físico com especialização em Treinamento Desportivo de Alto Nível na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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