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Como reverter o sedentarismo das crianças? Leia dicas do educador físico Emerson Bisan!

A Importância dos Pais no Estímulo à Prática de Esportes

Emerson Bisan*

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Atenção pais!  O exemplo é a primeira estratégia de convencimento a tirar as crianças do sofá e levá-las à prática de esportes. Como os pais podem motivar seus filhos se eles mesmos são sedentários? Agora, a tática usada muitas vezes pode ser negociada equivalendo o tempo gasto com brincadeiras em parquinhos, jogando bola, com as horas transcorridas no computador ou smart fone.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 150 minutos semanais divididos em cinco sessões de 30 minutos ou três sessões de 50 minutos é o tempo ideal recomendado para crianças à prática de esportes.

Quanto à idade para adesão às atividades, não há idade limite, lembrando que os bebês já nascem nadando e por isso, muitos pais desde então os colocam em modalidades aquáticas junto às mães.

No período de formação do esqueleto, o ideal é que as atividades sejam equilibradas tanto nas questões das necessidades físicas como resistência, força, flexibilidade, agilidade, velocidade, quanto nos aspectos psicossociais tais como integração, capacidade de raciocínio rápido, espírito de equipe, englobando até mesmo o entendimento sobre ganhar e perder. Nestes casos, as modalidades coletivas são as mais indicadas, sem restrição a qualquer uma delas.

É bom que se informe que a carga horária de educação física das escolas é insuficiente e que, são poucos os colégios que se preocupam em desenvolver um plano de ensino destinado ao aprimoramento de atividades personalizadas e direcionadas a cada estágio de desenvolvimento da criança.

Como tudo na vida tem seu preço, há sérias implicações às crianças que não praticam diariamente esportes. A tecnologia que tanto nos ajuda, tem sido o maior inimigo à prática de atividade física, pois o que dá mais trabalho – levar seu filho na natação ou deixá-lo com um tablet na mão? As atividades que a princípio deixam as crianças mais seguras aos nossos olhos, poderão causar no futuro uma deficiência de noções básicas de movimento que poderão ser irreversíveis!

Para incentivar a garotada, leve o bicho de estimação para passear num parque, deixe o carro em casa para executar atividades próximas a sua residência, elabore gincanas com a participação de amigos e, finalmente suspenda o uso de fones, tablets se as crianças não se exercitarem o mínimo recomendado pela OMS.

A prática de esportes traz inúmeros benefícios aos seus praticantes sejam eles adultos ou crianças e, em especial àquelas com diabetes, podemos assim exemplificar:

  • Com o gasto energético aumentado pelos exercícios, muitas vezes há uma redução na quantidade de insulina utilizada que além de trazer benefícios à saúde, torna o tratamento mais acessível economicamente;
  • O aumento do tônus e da massa muscular causada pelos exercícios físicos pode também aumentar o metabolismo basal e seu gasto energético em repouso, fazendo com que haja redução do consumo de insulina diária.
  • A prática diária de exercícios naturalmente eleva a autoestima e autoconfiança, melhorando dessa forma os aspectos psicológicos do tratamento.
  • A melhora da circulação sanguínea geral reduz drasticamente as complicações causadas pelo diabetes mellitus.

Finalizando, deixo uma mensagem a todos os pais “Mais importante de quanto se faz é a regularidade e a escolha dos exercícios que mais agradem aos pequenos, fidelizando e fazendo parte do dia a dia das crianças”.

 

*Emerson Bisan é educador físico com especialização em Treinamento Desportivo de Alto Nível na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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