Home / Consumidores / Depoimentos / Confira a história de vida da idealizadora da Revista De Bem com a Vida, Andrea Daidone!

Confira a história de vida da idealizadora da Revista De Bem com a Vida, Andrea Daidone!

O Diabetes e a Evolução da Tecnologia na perspectiva de Andrea DaidoneSunrise above peaks of smoky mountain with the view of forest in the foreground. Dramatic overcast sky.

Andrea Daidone, nutricionista e enfermeira, 45 anos e há 43 com diabetes mellitus tipo 1, mais do que ninguém pode falar do avanço da tecnologia à quem tem a doença, já  que convive com ela uma vida inteira.

Assim, ela relata que “No início do tratamento, era um pouco mais complicado, pouco se falava no assunto e, na época, medíamos a glicose através da glicosúria (medição da glicose na urina), usávamos seringas de vidro e agulhas bem diferentes das atuais. Creio que hoje, o mais difícil é o acesso a tudo o que há disponível – insulinas e medicamentos orais diversos e muito melhores ao controle glicêmico, diferentes sistemas de aplicação da insulina e de monitoramento e até mesmo o acesso à informação. Atualmente para quem toma insulina, com contagem de carboidratos é possível comer de tudo. Lamentavelmente muitos ainda não têm esse conhecimento”.

Andrea confessa ser muito grata a seus pais, “foram incríveis no carinho, no cuidado e na busca do conhecimento sobre a doença, tanto que eu e minha irmã, que não tem diabetes, crescemos consumindo diariamente uma dieta super saudável”.

Na década de oitenta, jovens casais se reuniam para estudar e discutir sobre o diabetes mellitus, tendo em vista que seus filhos tinham o tipo 1 e sabendo disso, os pais de Andrea decidiram se juntar a eles. Tamanho foi o entusiasmo, que acabaram por fundar a ADJ, em 1980 que atua no amparo, orientação e educação em diabetes.

Em 1981, com nove anos de idade, Andrea Daidone teve a sua primeira experiência na participação dos Acampamentos de Diabetes NR. Depois vieram os Grupos de Jovens e as palestras na sede da ADJ. Mais tarde, formada em Nutrição, se tornou voluntária no atendimento aos pacientes da Associação e membro do Conselho Consultivo e da Diretoria.

“Sou grata a tudo o que aprendi na ADJ Diabetes Brasil através das esclarecedoras palestras, encontros e o acampamento que fizeram introjetar em mim que não sou a única pessoa no mundo que tem diabetes e que a vida pode ser muito boa quanto mais eu souber sobre o assunto”, declara a nutricionista.

“Além disso, os desafios não acabam pelo fato de compor a diretoria, pois nunca podemos perder o foco naquilo que a instituição tem em seu DNA – educação e acesso. Por isso, estamos o ano todo em busca de patrocínio para que possamos auxiliar cada vez mais um número maior de pacientes e familiares”, explica Daidone.

Por quase oito anos trabalhou na Roche Diagnostica onde criou a revista De Bem com a Vida que na época era distribuída a mais de 180.000 leitores e falava justamente disso: como cuidar do Diabetes e ter uma vida saudável sem se privar de nada.

Finalizando a matéria, Andrea fez questão de deixar uma mensagem a todos os leitores “Com diabetes bem cuidado, temos tudo para viver muito bem e por muito mais tempo. Nossa vida pode ser tão ou mais saudável em comparação àqueles que não têm diabetes. Só depende de nós”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...