Home / Consumidores / Depoimentos / Confira a entrevista exclusiva de Paula Toller para o Portal De Bem com a Vida!

Confira a entrevista exclusiva de Paula Toller para o Portal De Bem com a Vida!

Paula Toller dá uma canja sobre sua convivência com diabetesPaulaToller_Foto_FlavioColker_2014(a)

Eu perco o sono e choro/ Sei que quase desespero/Mas não sei por quê/ A noite é muito longa/ Eu sou capaz de certas coisas/ Que eu não quis fazer/Será que alguma coisa/Nisso tudo faz sentido?/ A vida é sempre um risco/ Eu tenho medo do perigo…

Esta música de sucesso cantada tanto pelo Kid Abelha, cuja vocalista é Paula Toller poderia ilustrar bem alguns momentos que a pessoa com diabetes passa quando é recém-diagnosticada ou quando existem momentos em que a glicemia descontrola mesmo a pessoa fazendo o tratamento adequado, mas há interferência de acontecimentos pessoas que nos questionamos: Será que alguma coisa nisso tudo faz sentido?

Quando Paula Toller começou a cantar esta música ainda não tinha sido diagnosticada com diabetes tipo 1. Foi confirmado há oito anos em uma consulta de rotina com o seu dermatologista que percebeu que ela estava muito magra. Após o exame de glicemia sair, o resultado foi de 400 mg/dl.

Após este resultado, procurou a Dra. Solange Travassos para ter o tratamento adequado. “Passei a ter uma rotina de alimentação, medicamentos e exercícios físicos muito rigorosa. A Dra. Solange Travassos me orientou e explicou que, caso eu mantivesse a taxa sob controle, não haveria consequências graves”.

Para isso, ela aumentou a disciplina em relação a horários de refeições (passei a marcar os voos de acordo com isso). Leva lanche no avião…tudo para garantir a glicemia controlada e também impedir uma hipoglicemia durante um show. Sempre se alimenta, mede a glicose, injeta insulina se necessário, para corrigir, comer mais carboidrato se necessário.

Os cuidados não param por aqui. “Em um dia normal, em casa, faço automonitorização da glicose de cinco a seis vezes por dia. Ao acordar, antes do exercício, do almoço, do jantar e na hora de dormir. Quando estou viajando para shows ou passeando, meço mais vezes, porque muda a alimentação e a rotina, às vezes até o fuso horário”, relata Paula.

A descoberta do diagnóstico do diabetes projetou mudanças maiores em sua vida. “A princípio foi importante compreender que, controlando a taxa de glicose, as consequências seriam administráveis. Depois foi fundamental aceitar a nova condição e não ficar me punindo mentalmente por ter a doença. Aprendi a me concentrar no que eu precisava fazer para ficar bem e não remoer o lado negativo. Nesse processo, meu marido, meu filho e amigos me ajudaram demais, e todos se beneficiaram, já que a rotina alimentar ficou melhor estruturada”.

Além de todas as mudanças no estilo de vida, Paula começou a se engajar pela causa, “desde que fui tomando conhecimento da enorme quantidade de pessoas afetadas e as sequelas graves de quem não controla o diabetes, passei a usar minha notoriedade e credibilidade para disseminar a informação para a população”.

Para sensibilizar as pessoas sobre a prevenção do diabetes e dos seus riscos, Paula percebeu que poderia inspirar mais pessoas, por meio de sua boa aparência e de suas mudanças do estilo de vida, para incentivar outras pessoas a se cuidarem. Dessa forma, “faço vídeos, participo de campanhas e tenho feito os shows da Sociedade Brasileira de Diabetes. Há atualmente um esforço para convencer o Sistema da Saúde a fornecer remédios e insulina com regularidade para a população que não pode comprar. Quem toma insulina não pode ficar esperando, é um cuidado diário essencial. Ninguém pode se manter com glicose alta, esperando licitações e despachos, que demoram semanas”, destaca a cantora.

Por isso, além desta alerta para todas as autoridades, Paula deixa uma pequena mensagem: “Se cuidem e boas glicemias!”

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Ricardo 1

Conheça a prática da corrida com Ricardo Araujo!

A Descoberta de um Esporte Espetacular – a Corrida! Ricardo Correia de Araujo O tempo ...