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Confira o alimento que ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas orgânicas e que traz saciedade ao se alimentar!

Propriedades Benéficas da Beterraba

A beterraba é um tubérculo levemente adocicado e possui várias propriedades nutritivas e medicinais. É bastante versátil, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou ingerida através de sucos.

Além disso, é um alimento pouco calórico, ou seja, 50 calorias para cada 100 gramas. A nutricionista Valéria Arruda Machado elenca os seguintes nutrientes: proteínas (3g), gorduras (0g), vitamina A (2 UI), vitamina B1 – tiamina (50 mcg), vitamina B2 – riboflavina (50 mcg), vitamina B3 – niacina (0,600 mg), vitamina C – ácido ascórbico (35,2 mg), potássio (350 mg), sódio (95 mg), fósforo (40 mg), cálcio (25 mg), zinco (0 mg), ferro (2,50 mg) e manganês (o,5 mg).

Ainda a nutricionista destaca a importância do consumo do tubérculo às pessoas hipertensas “devido ao seu teor de nitrato, pois o organismo o converte em nitritos e os mesmos se modificam para óxido nítrico. Esse processo melhora a absorção de nutrientes para o interior do músculo, ajuda a gerar mais energia, elimina as toxinas orgânicas, mantendo mais eficiente a utilização do oxigênio, isso porque o óxido nítrico ajuda a manter os vasos sanguíneos dilatados, mantendo a pressão arterial estabilizada”.

beterraba

“Estudos acadêmicos comprovam a queda da pressão arterial no período de 24 horas entre os participantes saudáveis, que tomaram cápsulas de nitratos, bem como nos indivíduos, que beberam suco de beterraba”, explica Valéria.

Para se obter todos esses benefícios basta tomar o conteúdo de um copo de 250 ml do suco do tubérculo vermelho ou um prato de sopa diariamente, recomenda a American Heart Association.

“A beterraba ganhou o mundo e hoje cresce em diversos lugares de clima temperado, variando a cor e o sabor de acordo com a região em que se localiza”, esclarece a nutricionista.

Estamos cansados de ler apelos sensacionalistas sobre o poder de determinados alimentos na ajuda do emagrecimento e quanto à beterraba, apesar de suas fibras proporcionarem maior saciedade, isto não implica dizer que o seu consumo emagrece. Para que tal evento ocorra é necessária uma reeducação alimentar composta por uma dieta equilibrada aliada à prática de atividade física.

De fato, mudar o estilo de vida pode evitar a incidência de uma série de doenças e não há dúvida de que o consumo do suco de beterraba diminui a pressão arterial, o que facilita o trabalho do coração, seja em hipertensos ou pessoas saudáveis.

Para atletas, a ingestão de 500 ml do suco de beterraba no pré-treino, 30 minutos antes, é capaz de aumentar a força de contração muscular e o consumo de oxigênio. Saiba que não é apenas o “milagroso suco” que deve ser ingerido, outros vegetais podem gerar os mesmos benefícios como o espinafre, alface e a rúcula.

De posse de tais conhecimentos, agora a escolha é sua!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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