Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Confira o novo marcador que possibilitará detectar precocemente a chance de desenvolver o diabetes!

Confira o novo marcador que possibilitará detectar precocemente a chance de desenvolver o diabetes!

LPIR – o novo marcador que avalia o risco do desenvolvimento do diabetes

marcador

Um novo estudo realizado nos Estados Unidos, envolvendo um grupo de cientistas da Universidade de Harvard e dentre eles, o cardiologista brasileiro Paulo Harada, pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica da Universidade de São Paulo (USP) e da Divisão de Medicina Preventiva da universidade americana, onde atuou por dois anos com o apoio da Fundação Lemann, mostrou que alterações em lipoproteínas, que transportam o colesterol no sangue, podem ser detectadas e usadas como novo marcador para o risco de diabetes.

Até então, a avaliação dos níveis séricos de glicose foi o padrão que a Medicina estabeleceu para o diagnóstico do diabetes mellitus, mas não podia detectar as outras alterações sanguíneas associadas ao risco quando a glicemia ainda era normal.

Anos antes de se fazer o diagnóstico da doença, a resistência insulínica já foi instalada, promovendo uma série de alterações nas subpartículas de lipoproteínas, que têm a função de transportar o colesterol no sangue. O marcador, batizado pelos cientistas de LPIR, se baseia na análise das concentrações de três delas: VLDL, LDL e HDL.

A partir dos valores das concentrações dessas lipoproteínas de resistência insulínica, os pesquisadores estabeleceram valores ao LPIR que variam de 0 a 100. Quanto maior o valor, maior o risco de diabetes.

Para validar o novo marcador, os cientistas analisaram dados de 25 mil mulheres, que foram avaliadas ao longo de 20 anos nos Estados Unidos. “As mulheres com pontuação de LPIR acima de 67 tiveram um risco 2,2 vezes maior de desenvolver a doença, em comparação às com pontuação menor que 30”, afirmou Paulo Harada, o primeiro autor do artigo publicado na revista científica Journal of Clinical Lipidology, no Portal Exame (https://exame.abril.com.br/ciencia/novo-marcador-avalia-risco-de-diabete-antes-de-exame-de-glicose/).

É importante que se esclareça que não estamos falando em um novo método de diagnóstico e sim de um marcador de risco que possibilitará detectar precocemente a chance de desenvolver a doença e com isso, poderemos agir preventivamente evitando que a mesma se instale e traga futuramente as severas complicações.

Segundo a endocrinologista Dra. Denise Ludovico “Este exame ainda não está disponível para ser feito pela população. Pelo fato da pesquisa ter sido realizada com mulheres brancas, terá de ser validado inclusive com outras raças”.

Ainda a endocrinologista ressalta “É importante informar as pessoas que além dos marcadores já existentes como: idade, índice de massa corpórea (IMC), glicemia, HDL colesterol, triglicérides, histórico familiar da doença, teremos futuramente o LPIR, um novo marcador para rastrear o risco de desenvolver o DM2”.

Para saber mais acesse: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2373665/novo-marcador-avalia-risco-de-diabete-antes-de-exame-mostrar-glicose-alta/

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...