Home / Consumidores / Confira o trabalho transformador de Rosana Inês Blankenheim!

Confira o trabalho transformador de Rosana Inês Blankenheim!

Mãe- Pâncreas – uma história que fez toda a diferença

Nosso portal preparou para o mês de junho uma matéria muito especial. Desta vez, vamos contar a experiência de vida de Rosana Inês Blankenheim, 56 anos, técnica de enfermagem, divorciada, cuja filha há 28 anos recebeu o diagnóstico de diabetes – na época tinha apenas dois anos de vida!

“Tudo começou com uma alteração em um dos exames de minha filha. Lembro que o pediatra pediu que o repetíssemos, só que desta vez, a urina fosse coletada no laboratório. Graças a Deus, o resultado foi negativo, mas a alegria durou pouco. Em 13 de junho, uma festa repleta de docinhos, para comemorar o aniversário do meu bebê, tornou os sintomas da doença mais visíveis, tanto que em julho houve uma perda de peso rápida que chegou a assustar o próprio médico, que prontamente requisitou os exames e acabaram por comprovar o diabetes. Ela precisou de internação hospitalar por dois dias, tamanha era a discrepância dos resultados. Não queríamos acreditar no que estava acontecendo. Fomos assolados pelo medo do desconhecido. Decidimos levá-la à Porto Alegre para que ficasse sob os cuidados do especialista Dr. Jorge Cross e assim, passaram cinco anos cumprindo orientações, mas com pouca informação”, relata Rosana.

Em 1998, um grupo de pais resolveu criar a ARAD (Associação Riograndense de Apoio ao Diabético), situada em Novo Hamburgo – RS, cuja finalidade é destinada ao trabalho preventivo e ao apoio às famílias, tendo como Presidente Rosana Inês Blankenheim há 18 anos. “Sempre falo aos pais que não se sentem numa cadeira e esperem que a mudança caia do céu. Conhecimento faz parte do tratamento”, alerta Rosana.Rosana

“Nossa Associação acredita que as orientações sobre a doença têm de ser transmitidas numa linguagem simples para que possam ser compreendidas por todos. Reeducação alimentar, mudanças no estilo de vida necessitam de disciplina! Promovemos encontros com associados que relatam sequelas marcadas pela doença por não terem seguido às orientações e depoimentos positivos de indivíduos disciplinados que seguiram à risca os ensinamentos e possuem excelente qualidade de vida. Escutar queixas, dificuldades, desafios enriquecem o conhecimento e as pessoas não se sentem sós”, afirma a presidente da ARAD.

O diabetes não é uma doença incapacitante. Se as pessoas entenderem que a prática regular de esportes aliada a uma dieta balanceada composta por cereais integrais, verduras, legumes, frutas, carnes magras especialmente às ricas em ômega-3 (salmão, atum, bem como as oleaginosas como nozes e castanhas) é a “dica” importante para uma vida sem tropeços e longeva com muita qualidade.

A própria Rosana nos contou que o diabetes mudou a vida de toda a família “Sem julgamentos, viemos de uma cultura de fartura alimentar totalmente equivocada. Adotar hábitos saudáveis melhorou nossa vida em todos os aspectos. O maior engano das pessoas é pensar que já sabem o suficiente sobre a doença. O conhecimento é contínuo, pois a vida é um eterno aprendizado”.

Ainda segundo ela “Meu maior desafio é sensibilizar os órgãos públicos mostrando que o melhor caminho para mudar a vida das pessoas com diabetes é focar na prevenção, seja ela em apoio às Associações ou atuando diretamente nas bases de atendimentos (UBS e USF). Quanto aos leitores desse portal, deixo a seguinte mensagem: Amem-se. Cuidem-se. Pessoas com diabetes que se cuidam são exemplos de boa qualidade de vida. Vivemos um momento em que a mídia nos bombardeia com prazeres gastronômicos e facilidades em todos os sentidos. Para vencer essas tentações, participem de grupos de troca de experiências positivas e mesmo daqueles que nos façam refletir para a busca de transformações diárias e, assim, tenho certeza que vocês vislumbrarão um amanhã muito melhor”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

8. victor

A história do jovem médico paraguaio Victor Smith e a sua atuação para beneficiar toda a população com diabetes em seu país!

Personalidades Humanitárias – Victor Federico Arias Smith Caro leitor, a história que vou contar nessa ...