Home / Consumidores / Confira os benefícios do Tai Chi Chuan aqui!

Confira os benefícios do Tai Chi Chuan aqui!

Prática de Tai Chi Chuan proporciona bem-estar

Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles dizia que se mover não é apenas se deslocar no espaço, mas é também mudar, alterar uma condição da natureza, crescer e gerar, adoecer e curar, nascer e morrer. Não por acaso, as transformações que o ser humano passa ao longo da vida simbolizam um contínuo movimento.

Tanto na medicina quanto nas terapias chinesas, os tratamentos têm o objetivo de equilibrar o organismo como um todo. São metodologias de caráter preventivo, que aumentam a resistência do organismo e fortalecem a capacidade de defesa imunológica. Além dessas metodologias, existem também artes marciais chinesas, que propiciam benefícios semelhantes a esses, como é o caso do Tai Chi Chuan.

Para falar sobre este tema, o Portal De Bem com a Vida convidou a professora e diretora da Sociedade Brasileira da Tai Chi Chuan, Angela Soci.

Portal De Bem com a Vida: Qual é o significado do Tai Chi Chuan?

Tai Chi quer dizer supremo, excelente, grande e Chuan: golpe. O Tai Chi Chuan é a arte marcial que busca a excelência, o supremo.

Portal De Bem com a Vida: Qual é a filosofia de vida?

Tai Chi Chuan é fundamentada nas filosofias do Taoísmo, ligação com a natureza, respeito aos ciclos energéticos internos e externos; do Confucionismo, conduta ética adequada e formação moral do praticante, e do Budismo, treinamento mental e consciência do momento atual incluindo as questões internas e o controle emocional. O Tai Chi Chuan é indicado para pessoas de qualquer idade, devido à metodologia de ensino que é suave e permite que o praticante supere seus limites aos poucos, fortalecendo todo o corpo, equilibrando as emoções e mantendo a mente calma.

Man practicing karate on the grassy horizon after sunset. Art of self-defense. Silhouette against a bright orange sky. Keywords: karate, tai chi, kung-fu, kung fu, kata, self defence, self-defence, fighting stance, martial art, marshal art, belligerent attitude, warrior, martial, fight, fighter, art, combat, action, silhouette, skyline, people, body, person, man, sunset, sundown, sunrise, concentration, mental, lifestyle, solitude, alone, one, energy, vitality, exercise, sport, pose, fitness, landscape, nature, meadow, grass, horizon, summer, outside, outdoor, sky, golden

Portal De Bem com a Vida: Quando o Tai Chi chegou ao Brasil? Qual foi o momento em que houve mais adesão do povo brasileiro?

O Tai Chi Chuan chegou ao Brasil no final na década de 70. No entanto, a partir dos anos 90, com o crescimento da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan no País e a realização de cursos de instrutores e aperfeiçoamento, intensificou-se o interesse do público, alavancado também pela abertura política da própria China.

Portal De Bem com a Vida: Quais são os benefícios do Tai Chi?

Tai Chi Chuan fortalece ossos, músculos, tendões, equilibra o metabolismo, favorece o funcionamento de todos os sistemas orgânicos, aumenta a capacidade pulmonar, estimula a circulação sanguínea e reduz o estresse. Seus praticantes exercitam enraizamento e equilíbrio, promovendo respiração profunda e, por isso, mantêm emoções tranquilas e equilibradas. A mente se acalma justamente por permanecer, durante todo o tempo, atenta aos processos internos, permitindo que o praticante se torne consciente de tudo o que ocorre.

Para as pessoas com diabetes, o impacto da atividade estimula o pâncreas, quando este não está completamente comprometido, e também colabora para regular o equilíbrio interno da pessoa nessa situação.

Paralelamente ao tratamento clínico orientado pelos médicos, o Tai Chi Chuan atua como um uma fonte de equilíbrio de todas as funções orgânicas. A prática faz com que a qualidade de vida do praticante melhore e também que as consequências da condição sejam amenizadas.

Em nossa escola, houve casos de pacientes com diabetes dependentes da injeção diária de insulina que, através da prática do Tai Chi Chuan, puderam diminuir a dosagem do medicamento, devido ao estímulo do funcionamento do pâncreas. São necessários com certeza estudos aprofundados com metodologia científica adequada para a comprovação destes benefícios. Porém, os casos ocorridos em nossa escola e nos contextos de prática nos países orientais, especialmente na China, apresentam resultados mais do que satisfatórios para justificar o aprofundamento nestes estudos.

Portal De Bem com a Vida: Como funciona a prática? Qual a metodologia?

Práticas diárias são as mais recomendadas, mas, normalmente para dar início a um bom treinamento, duas vezes por semana com aula de uma hora é suficiente. A metodologia de ensino é suave e permite que o praticante supere seus limites aos poucos.

Portal De Bem com a Vida: Em que lugares a pessoa pode fazer?

O Tai Chi Chuan pode ser praticado em qualquer lugar que tenha espaço suficiente para a execução dos exercícios. Preferencialmente, a recomendação é optar por um lugar tranquilo, ao ar livre e perto da natureza, como parques ou praças.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Sergio Reis 3

Da simplicidade à seriedade! Acompanhe a entrevista do cantor, compositor e deputado Sergio Reis!

Cada um de nós compõe a sua história – acompanhe a entrevista de Sérgio Reis  ...