Home / Consumidores / Conheça a missão de Jeane Ferreira de Melo!

Conheça a missão de Jeane Ferreira de Melo!

O Diabetes e a Superação dos Desafios

Jeane Melo*

Jeane e Enzo 2

Sempre sonhei em ser mãe e Enzo virou a personificação do meu sonho. Planejei a chegada dele em detalhes sem imaginar o nosso futuro. Despreparada para uma simples gripe ou febre que meu filho pudesse vir a ter, um dia recebi o diagnóstico dele de diabetes. Ele apenas com nove meses de vida e eu completamente ignorante a respeito da doença. Portanto, o primeiro entrave estava em mim; desconhecia o tratamento e a rotina que deveria ser “abraçada” a partir do diagnóstico. Sofri até me libertar, já que a informação liberta e este foi um processo doloroso e amoroso.

A fase do “em busca de mais conhecimento” nunca terminou, assim como a maratona pelo respeito aos direitos das pessoas com diabetes no Brasil. Como mãe-pâncreas, “falei grego” durante algum tempo em meu Estado, o Piauí. Parecia que só existia uma pessoa com diabetes e uma mãe revoltada pela falta de suporte básico – a exemplo da dispensação de medicamentos.

Tive nesse momento muito apoio da família, dos amigos, da imprensa local com o positivismo contagiante, com os argumentos de cidadã consciente, com a fé que nunca me deixou desanimar. Tive de “lutar”, buscar o Ministério Público e fundar uma associação – a ADIP (Associação dos Diabéticos do Piauí), constituída em novembro de 2011, onde fazemos reuniões mensais com os associados, realizamos cinco edições do “novembro azul”, atuamos em ações educativas em escolas, praças, presídios, hospitais e realizamos o I Fórum de Políticas Públicas para o Diabetes no Piauí com a participação de pessoas com diabetes, gestores municipais, estaduais, profissionais da área médica e integrantes do Ministério Público. Elaboramos ainda junto a deputados e vereadores, projetos de leis já sancionados e colocados em prática. Enfim, construímos diálogos permanentes com gestores municipais, estaduais e federais.

Dentre as políticas públicas implementadas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos com diabetes, vale citar a lei que garante a dispensação em todo estado de medicamentos que não constam na lista da RENAME – é a lei 6.623 de 30 de dezembro de 2014. A partir dela, o Piauí conta com um protocolo com 21 medicamentos como as modernas insulinas de ação rápida e basal e um grande elenco de antidiabéticos orais. Para o município – Capital destinou-se a dispensação de glicosímetros e insumos. No momento, a entidade busca a descentralização da entrega dos medicamentos, já que até agora eles são entregues para o Piauí a partir da capital, o que dificulta o acesso.

A realidade do diabetes no Brasil é desmotivadora; ela reflete a forma como o país trata o cidadão brasileiro. O artigo 196 da Constituição Federal afirma que “A saúde é direito de todos e dever do Estado”, mas o que vemos é pura injustiça social. A judicialização da saúde e a formação de tantas associações representam bem a ineficiência do sistema público que não investe em educação em diabetes, não oferece condições favoráveis para as pessoas com a doença terem acesso a exames, consultas e medicamentos.

O meu Enzo já tem 12 anos e abraçou nossa causa na ADIP. O Dia Municipal de Combate ao Diabetes é uma homenagem em Teresina ao meu filho e acontece na data do seu aniversário.

Ser mãe-pâncreas é uma missão que humaniza e melhora. Não há nada mais gratificante do que viver o amor do cuidado!

Ser mãe de uma criança com diabetes é abraçar uma missão. Uma vez que você vive uma experiência como esta, precisa estar disponível para as outras pessoas e exercer o verdadeiro amor fraterno.

*Francisca Jeane Ferreira de Melo é jornalista, publicitária, escritora, fundadora da Associação dos Diabéticos do Piauí e mãe do Enzo, diagnosticado com diabetes mellitus do tipo 1 desde os nove meses de vida.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

AdobeStock_90410427.jpeg-750x500

Conheça mais sobre a tatuagem que muda de cor ao detectar hipoglicemia!

Tatuagem do Instituto de Tecnologia de Massachusetts muda de cor quando o nível de açúcar ...