Home / Alimentação / Conheça as melhores opções de chocolate

Conheça as melhores opções de chocolate

Conheça as melhores opções de chocolate nesta Páscoa

*Tarcila Ferraz de Campos

Quem tem diabetes, não precisa restringir a opção diet. Para consumir o chocolate, é necessário avaliar a quantidade de carboidrato e de gordura presentes nas versões escolhidas.

Quanto maior a quantidade de gordura e de carboidrato, maior pode ser o impacto desse chocolate no controle da glicemia.

Uma boa dica aqui é tentar não ultrapassar o consumo de 25g de chocolate por dia e associá-lo em conjunto com uma outra refeição como o almoço, pois nesta ocasião costumamos introduzir alimentos ricos em fibras, que vão lentificar a absorção dos carboidratos e gorduras presentes no chocolate.

Selecionamos algumas versões das marcas de renome do mercado, para que você possa fazer a melhor escolha.

 12

 

 

 

 

 

 

 

O chocolate ao leite possui, em sua formulação, menor quantidade de cacau e, em média, 12% de sua composição é de leite em pó e açúcar. Por esse motivo, esta é uma opção que vai fornecer para o corpo maior ingestão de carboidratos e gorduras.

Nesse exemplo, uma porção de 25 gramas possui 11 gramas de carboidratos e 10 gramas de gorduras totais.

35

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa opção isenta de lactose e com 40% de Cacau já fornece uma quantidade similar de carboidratos, mas com menos quantidade de gordura saturada em 25 gramas do chocolate. As versões mais concentradas de cacau são ricas em antioxidantes e levam em sua formulação menor quantidade de manteiga de cacau.

A opção mais concentrada em cacau ganha em dois quesitos: menor quantidade de carboidrato e de gorduras. Quanto mais massa de cacau, menor é a quantidade de açúcar adicionada ao chocolate. Nessa escolha, temos em 25 gramas, 11 gramas de carboidratos e 9 gramas de gordura.

89

677

As versões diet não possuem açúcar em sua composição, porém a quantidade de carboidrato não fica reduzida. Para melhorar o sabor do chocolate, a indústria adiciona uma quantidade maior de gordura, nutriente esse que também pode prejudicar o controle da glicemia.

 14 13

1817

Nessas três versões, o chocolate que leva vantagem é a opção que possui maior concentração de cacau, já que este na porção de 25 gramas possui menor quantidade de gorduras e carboidratos.

2021

Nessa opção de ovos diet, encontramos uma quantidade de carboidratos em torno de 9,5 gramas, em 25 gramas de chocolate. Porém as gorduras somam 13 gramas, que podem influenciar negativamente no controle da glicemia.

22 23

 

 

 

 

 

 

 

 

2425

Nessa comparação, vale a pena apostar na versão que possui menor quantidade de gordura, já que a de carboidrato é semelhante (11 gramas X 13 gramas). Com relação a gorduras, a opção zero lactose e 40% cacau apresenta 7,8 gramas de gorduras contra 9,1 gramas da versão 70%. A vantagem de escolha aqui é com relação à quantidade de fibras, que está mais presente na versão 40% cacau.

2627

 

2930

 

33 32

Nessas 3 últimas comparações, temos o zero lactose e duas opções zero açúcar. Este último leva vantagem, pois na comparação, ele apresenta menos quantidade de gorduras e carboidratos,além de proporcionar maior quantidade de fibras.

A escolha é sua! Opte com consciência!

*Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista do Grupo de Educação em Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

10.taichi email

Confira os benefícios do Tai Chi Chuan aqui!

Prática de Tai Chi Chuan proporciona bem-estar Na Grécia Antiga, o filósofo Aristóteles dizia que ...