Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Conheça a Dra. Denise Kaplan e seus projetos!

Conheça a Dra. Denise Kaplan e seus projetos!

Dra. Denise Kaplan e seu projeto de intervenções educacionais

 Caro leitor, você nunca sentiu vontade de mudar algo em sua vida? Às vezes necessitamos mudar de casa, do bairro em que residimos, da cidade, do estado e até mesmo do país. Existem ainda outras circunstâncias que nos levam a mudar de emprego e se preciso for até de profissão. Somos seres multifacetados e devemos estimular as nossas aptidões.

SHUTTERSTOCK_327361349_Huge

Um pensamento do gênio Albert Einstein me deixou refletir profundamente o seu real significado “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”.

Às vezes nos encantamos com a aquisição de outros conhecimentos ou especialidades de tal forma que sentimos que se continuarmos no mesmo caminho, ele não irá nos bastar. O que nos trouxe até aqui não será o que nos levará adiante!

Talvez seja esse um dos motivos que levaram a endocrinologista Dra. Denise Beheregaray Kaplan tomar uma importante decisão em sua carreira profissional.

A renomada médica se especializou em endocrinologia em 1984. Decidiu parar de clinicar em 1999, após um período de seis anos, onde residiu e trabalhou no México. Segundo ela “Quando regressei ao Brasil, estava decidida a atuar exclusivamente na área de Educação em Diabetes”.

Em 2011 “mergulhou de cabeça” em projetos e associações de diabetes como no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo que ela teve o maior prazer em nos relatar.

Retomamos o projeto da equipe de Educação em Diabetes Mellitus, sob o incentivo da Chefe do Serviço Dra. Márcia Nery. Foram reunidos vários profissionais que atuavam isoladamente em suas respectivas áreas (enfermeiras, nutricionistas, psicólogas, assistentes sociais) para o estudo e construção de projetos nas diversas técnicas de abordagem ao paciente (entrevista motivacional, teoria social cognitiva). Desse movimento se originaram projetos de pesquisa e práticas para a melhor abordagem no atendimento ao paciente com diabetes”.

Dra. Denise ainda acrescentou “Nessa mesma época, na ADJ Diabetes Brasil, em parceria com a Dra. Denise Franco e com uma equipe interdisciplinar já existente, foi possível desenvolver um programa de aperfeiçoamento ao trabalho em equipe, aplicação de metodologias inovadoras no processo de aprendizagem do paciente e criação de novos projetos intra e extra ADJ, bem como o aperfeiçoamento dos já existentes”.

Em Curitiba, atualmente está trabalhando em um projeto direcionado a uma população de adultos predominantemente com diabetes mellitus tipo 1 (DM1), usuários de análogos de insulina. O objetivo se destina a alcançar melhores resultados no controle da doença, através de intervenções educacionais de caráter construtivista e comportamental, com estímulo à autonomia do autocuidado.

A endocrinologista mostrou entusiasmo em falar deste importante trabalho que poderá levar a grandes desdobramentos futuros “A possibilidade é de que a abordagem desenvolvida tão logo demonstre sua efetividade, possa ser adotada como programa permanente, estendido a outras cidades e estados do país”.

A dedicada médica também ocupa uma outra importante função na Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) – é Diretora do Departamento de Educação na atual gestão.

Sem dúvida, a Dra. Denise mostra ser uma trabalhadora de grande fôlego. Faz ainda muitos planos e os projeta para o futuro “Gostaria ainda de trabalhar com um desdobramento do projeto atual, agora direcionado a crianças e adolescentes com suas famílias. Adoraria fazer uso das redes sociais em projetos educacionais e em fortalecimento de um sistema “PEERS”. Faço planos de atuar na geração de equipes multidisciplinares de caráter integrado e efetivo”.

Ela nos confessou que o seu grande sonho é desenvolver projetos inovadores no âmbito da área na qual se dedica. “Cabe a nós, especialistas, levar o conhecimento e boas práticas de atendimento de “dentro da universidade “ para o contexto de “vida real”, o que abrange a integração do conhecimento e de habilidades para as equipes multidisciplinares dos serviços de atenção primária, secundária e terciária. A mobilização do paciente, familiares, amigos e da comunidade da qual faz parte, permite que o indivíduo utilize o seu melhor potencial na adesão ao tratamento”.

Finalizando a matéria, gostaria de dizer à Dra. Denise que a sua inteligência, conhecimento e a vontade de ajudar a todas as pessoas com diabetes emocionarão aos leitores desse Portal.

Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne”

Albert Einstein.

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

lentils in a bowl

Confira a importância da lentilha em nossa alimentação!

Benefícios do Consumo da Lentilha Liliane S. Ferreira* A lentilha é usada há séculos no ...