Home / Exercícios Físicos / Esportes de A - Z / Conheça mais a fundo os benefícios da atividade física aqui!

Conheça mais a fundo os benefícios da atividade física aqui!

Atividade Física e a Prevenção de Doenças

Define-se atividade física como qualquer movimento corporal gerado pela musculatura esquelética e que produza um gasto energético maior do que em repouso.

Estas atividades, em geral, estão correlacionadas com a melhora da saúde tanto física como mental e também com o condicionamento físico. Quando são executadas de forma contínua e programadas, as atividades resultam no ganho de força física, incremento da capacidade cardiorrespiratória e aumento da flexibilidade, dentre outras.

Inúmeros são os benefícios da atividade física regular, tais como:

  • Controle do peso corporal, utilizando as calorias consumidas em excesso e que seriam guardadas em forma de gordura como fonte de energia para manter o corpo em movimento.
  • Colabora no equilíbrio da saúde mental, produzindo uma sensação de bem-estar, através da liberação de endorfinas que, promovem melhora de humor, previnem o estresse, a ansiedade e depressão.
  • Fortalece a saúde física, aumentando a resistência cardiovascular. Auxilia no desenvolvimento muscular, evita fragilidade óssea colaborando positivamente na qualidade do osso; as articulações tornam-se mais fortes, melhorando a flexibilidade, equilíbrio e dessa forma melhora o condicionamento físico dos praticantes.
  • Prevenção é a sua maior atuação, quer fortalecendo o sistema autoimune, impedindo a incidência de doenças crônicas como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, osteoporose, obesidade, entre outras.

A ciência vem descobrindo que os processos inflamatórios estão envolvidos em boa parte com as doenças e com as pessoas com diabetes mellitus não controlados. Este processo é encontrado mais frequentemente em pessoas com obesidade e com síndrome metabólica, pelo aumento da produção de citocinas pró-inflamatórias, que nada mais são do que proteínas solúveis produzidas e liberadas por células do sistema imune como neutrófilos, macrófagos e linfócitos com a finalidade de controlar o processo inflamatório e promover cicatrização tecidual. Porém, se forem produzidas em excesso, atacarão não só os agentes nocivos como também as células saudáveis, causando verdadeiros estragos à saúde, como doenças cardiovasculares, articulares (artrites), oculares (degeneração macular senil), cerebrais (AVC e demência) e renais.

Estudo acadêmico realizado pelo educador físico, especialista em fisiologia do exercício Maicon Fabrício Belotto e publicado pela Revista Digital EFDeports.com. Buenos Aires em agosto de 2011, demonstrou que exercícios físicos de intensidade moderada (<60% do VO2 máximo) estão relacionados ao aumento da resposta dos mecanismos de defesa orgânica, enquanto que o exercício mais intenso e prolongado (>65% do VO2 máximo) a diminui, assim como o sistema de reparo. Portanto, pode-se concluir que o exercício físico provoca alterações funcionais no sistema imunológico, melhorando ou reduzindo a função imune dependendo da frequência, duração e intensidade na qual é realizado*.

Segundo o educador físico William Komatsu “A prática regular de atividade física era até então preconizada para pessoas com diabetes em razão dos efeitos benéficos por ela produzidos sobre o metabolismo orgânico quer no controle glicêmico e melhora na sensibilidade à insulina, evitando dessa forma complicações futuras decorrentes da doença. Atualmente, estudos têm demonstrado que os exercícios físicos produzem efeitos anti-inflamatórios em indivíduos com diabetes, podendo afastar a instalação e progressão de futuras sequelas”.

Ainda Komatsu nos alerta que “para ficar bem condicionado, não há necessidade de atividade física intensa e desgastante; é preciso apenas que haja regularidade nos exercícios, feitos de forma progressiva, complementando modalidades aeróbicas (andar, correr, nadar, pedalar) com as de flexibilidade (alongamento) e de força e resistência muscular (musculação)”.

* http://www.efdeportes.com/efd159/efeito-do-exercicio-fisico-sobre-diabeticos.htm

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

9. corrida email

Quais são os prós e contras das superfícies de corrida! Confira os detalhes aqui!

Pisos e Superfícies para Corrida Emerson Bisan* Caros leitores, nessa matéria daremos “dicas” importantes sobre ...