Home / Consumidores / Conheça o Rodrigo Marques e sua versatilidade na convivência com diabetes!

Conheça o Rodrigo Marques e sua versatilidade na convivência com diabetes!

Os desafios na superação do diabetes

Meu nome é Rodrigo Leonardo Carvalho Marques, tenho 30 anos e desde os 15 fui diagnosticado com diabetes. Tenho uma rotina de trabRodrigo 1alho intensa dividida em três atividades por mim exercidas: sou empresário no ramo de chocolates, onde estou desenvolvendo minha marca própria e já consegui abrir uma loja; estamos também fornecendo bolos e presentes temáticos. Sou também gerente comercial do segmento Oi Empresas e atuo em dois projetos de telecomunicação voltados para a área de tecnologia da informação em outra empresa.

Apesar de ter uma jornada pesada de trabalho, atualmente tento aliviar o estresse diário, praticando esportes como o futebol, corrida e natação.

Quando me lembro da minha evolução e o desafio de vencer tantos medos na prática de esportes mais radicais, sinto fortes emoções! Cada modalidade aprendida me fazia ganhar um título de coragem, pois sempre achei que passaria mal praticando algo que mudaria totalmente a rotina alimentar, hábito que exige muita disciplina, controle e cuidados para que tudo aconteça conforme o planejado. Com o tempo fui me tornando mais confiante em trilhas longas de 16 km e na prática de mergulho e canoagem.

Amo nadar e tento extrair dessa modalidade todos os benefícios que possam trazer bem estar e saúde à minha vida. Atividade física é o combustível para o bom humor.

Para realizar qualquer modalidade esportiva, necessária se faz a consulta médica de rotina, que geralmente deve ser repetida a cada três meses. O médico fará a requisição dos exames, ajustes de dosagem de insulina e monitoração. Cada indivíduo com diabetes precisa conhecer o seu corpo e como o mesmo se comporta em situações extremas, como numa caminhada longa ou até mesmo numa partida de 90 minutos de futebol.

É indispensável para que a prática de esportes seja realizada com segurança, uma nutricionista deverá elaborar um cardápio personalizado e específico à modalidade escolhida.

O tratamento do diabetes me fez aprender a gerenciar tantas coisas que, a força adquirida nos torna mais resilientes a superar as adversidades; nunca fiquei chateado por ter a doença e também procuro informar às pessoas as quais convivo sobre o controle da glicemia, pois caso tenha uma hipoglicemia, como elas deverão agir para que possam me ajudar.

O diabetes, apesar de ser uma doença crônica, não é limitante e incapacitante, apenas exige cuidados com alimentos, medicamentos e atividade física diária e regular.

Quem limita sua vida é você mesmo com a preguiça, a falta de coragem para iniciar algo que o realize e o faça feliz.

A escolha é sua!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

posejdon-pływanie-1

Aprenda as orientações corretas antes de começar qualquer atividade aquática!

Cuidados Essenciais para a Prática de Esportes na Água Se você tem diabetes e está ...