Home / Consumidores / Depoimentos / De enfermeira a modelo! Conheça o perfil de Ligia Figueiredo Silveira Lopes Monçores!

De enfermeira a modelo! Conheça o perfil de Ligia Figueiredo Silveira Lopes Monçores!

Profissionalismo e Solidariedade

Nosso portal tem o prazer de escrever uma matéria sobre o exemplo impecável de profissionalismo da jovem enfermeira de 35 anos, Ligia Figueiredo Silveira Lopes Monçores, especialista em Saúde da Família e Educação em Diabetes que, confessa ter escolhido a especialidade, pelo fato de perceber que muitas das comorbidades associadas à doença estão relacionadas à desinformação dos pacientes para o seu controle; nota que essas pessoas se sentem sozinhas e perdidas. Com a orientação adequada, ou seja, ensinando como o diabetes pode se desenvolver, saber diferenciar o tipo 1 do tipo 2, explicar o que é hipoglicemia e hiperglicemia e como preveni-las e tratá-las, pensa ser o diferencial no tratamento.

Lígia relata trabalhar especificamente com pacientes com diabetes mellitus tipo 2 desde 2012, ano em que ingressou na Estratégia em Saúde da Família no município do Rio de Janeiro e, no ano seguinte, passou a acompanhar no atendimento aos indivíduos com diabetes tipo 1 quando ingressou no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia.

A enfermeira confessa ser apaixonada pela profissão e se sente gratificada quando consegue transmitir os seus conhecimentos, onde os mesmos contribuem para a adesão dos pacientes ao tratamento, pois infelizmente o obstáculo a ser transposto no sistema de saúde é a visão fragmentária do Homem, ele não é visto como um todo, de forma integral. Além disso, quando tratados de forma multidisciplinar, recebem informações diferentes que acabam por confundi-los.

Atualmente, presta assistência de enfermagem no Instituto Nacional de Cardiologia a pacientes em fase pré, trans e pós-operatória e também no tratamento clínico de doença valvar.

Mas, se vocês acham que o seu trabalho encerra por aqui, estão enganados. No início de 2017, recebeu um convite tentador! Embora ela diga que a sua profissão de escolha é a enfermagem, também anda desfilando como modelo plus size para descontrair. Esse fato contribui para mostrar às pessoas que independentemente do biotipo que tenham ou da profissão que desempenham, tudo é possível! Cada um pode ser o que quiser, desde que haja disciplina, empenho e determinação.

Quanto às expectativas no trLígiaatamento futuro para o diabetes mellitus, tem esperança que a tecnologia possa oferecer grande melhoria na qualidade de vida das pessoas com a doença e acima de tudo nutre grandes sonhos que ainda teremos um mundo mais humano, tolerante, justo e solidário.

Encerrando nossa matéria, Lígia fez questão de deixar uma mensagem à comunidade com diabetes “Todas as pessoas possuem no seu interior um grande potencial a ser desenvolvido para conseguir ser o que realmente se quer ser. A doença não impede de chegar a qualquer objetivo, basta apenas disciplina para alcançar o seu controle e, cada um, é que estará no comando. Como enfermeira, estarei no auxílio a todos que precisarem e lembrem-se que nunca estarão sós, busquem o conhecimento com o apoio de profissionais, redes sociais, sites confiáveis e com o depoimento de pessoas experientes, se sentirão à vontade para expor suas dúvidas e estarão abertos para aprender coisas novas. Aprendizado é a chave para o melhor cuidado”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

13. portal email

Dado Villa-Lobos, ex-integrante da lendária Legião Urbana, fala do seu autocuidado com relação ao diabetes especialmente para o Portal De Bem com a Vida!

Dado Villa-Lobos – Sucesso na Vida e na Arte Caros leitores, nosso portal preparou uma ...