Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Descubra um Museu que tem a ver com diabetes!

Descubra um Museu que tem a ver com diabetes!

O que o Museu do Amanhã tem a ver com Diabetes? Descubra aqui!

Estive recentemente no Museu do Amanhã, localizado no Rio de Janeiro. Você se deve perguntar o que o Museu tem a ver com diabetes? Vou explicar.

Logo na entrada, há alguns dizeres que podemos transportar para o diabetes: O ambiente é um museu de ciências diferente. Um espaço de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos, que se abrem para o futuro. O Amanhã não é uma data no calendário, não é um lugar aonde vamos chegar. É uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadãos, membros da espécie humana.

E por que um Museu do Amanhã? Porque vivemos em uma nova era, em que o conjunto da atividade humana tornou-se uma força de alcance planetário. Somos capazes de intervir na escala de moléculas e de continentes. Manejamos átomos e criamos microrganismos artificiais. Desviamos o curso de grandes rios, alteramos florestas, influenciamos a atmosfera, transformamos o clima. Habitamos um planeta que vem sendo profundamente modificado por nossas ações. Que amanhãs serão geradosa partir de nossas próprias escolhas?6 museo

O Museu do Amanhã oferece uma narrativa sobre como poderemos viver e moldar os próximos 50 anos. Uma jornada rumo a futuros possíveis, a partir de grandes perguntas que a Humanidade sempre se fez. De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?

A ligação com diabetes é muito estreita. Podemos mudar o rumo de nossa história a cada uma de nossas escolhas, sejam elas conscientes ou inconscientes. O amanhã é uma construção da qual participamos todos, como pessoas, cidadão, com ou sem diabetes. E para que possamos fazer melhornossas escolhas, o empoderamento do paciente proporciona aumentar a capacidade do indivíduo de pensar criticamente e agir de forma autônoma, ou seja, de fazer suas próprias escolhas sobre sua saúde.

O diabetes pode ser um grande promotor de crescimento pessoal, autorrespeito, disciplina, organização, auto superação e de bons hábitos… Aqueles que todos nós devemos desenvolver! Vejo pessoas admiráveis conduzindo suas vidas mais doces com destemor, compromisso e otimismo. E tenho visto que elas, em algum momento, escolheram ser assim!

Por isso, o Museu do Amanhã reúne cultura, entretenimento, reflexão…é um mergulho tanto na inovação, como também nos avanços da ciência. Mas acima de tudo amplia nosso conhecimento e transforma nosso modo de pensar e agir. E por que não podemos modificar nosso modo de encarar o diabetes e transformar o amanhã em uma história mais feliz de convivência com diabetes? A escolha é só sua!

Quem se interessou em visitar o Museu, pode encontrar mais detalhes aqui: https://museudoamanha.org.br/pt-br

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...