Home / Cuidador / Dia das Crianças – Você sabe qual é a origem?

Dia das Crianças – Você sabe qual é a origem?

kidss

Dia das Crianças – Você sabe qual é a origem?

A comemoração do Dia das Crianças difere na maior parte dos 100 países que o celebra.

O primeiro dia do mês de junho foi escolhido pela Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança que aconteceu em Genebra em 1925 para comemorar o Dia Internacional das Crianças, adotada por alguns países como Moçambique, Angola e Portugal.

A Organização das Nações Unidas (ONU) marca o 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, data da aprovação da Declaração Universal dos Direitos da Criança pela UNICEF em 1959.

Entre outras coisas, a declaração reconhece a todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.

No Brasil, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes. Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então a capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia o dia comemorativo e, em 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867 instituiu o 12 de outubro como símbolo para a comemoração do Dia das Crianças, oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, que governou o país entre 1922 e 1926.

Entretanto, por algum tempo esse dia passou despercebido e só em 1955, graças à genial estratégia de marketing realizada pela fabricante de brinquedos Estrela, foi lançada pela primeira vez a Semana do Bebê Robusto, cuja finalidade era “ressuscitar” a data comemorativa em homenagem aos pequenos, criada no Brasil em 1924 e aumentar as vendas de seus famosos bebezinhos rechonchudos de plástico, na época seu carro-chefe.

A campanha levou esse nome porque o padrão de beleza era diferente nos anos 60. Toda a linha de bonecas era gordinha, sinônimo de saúde e de beleza.

Sabemos que o 12 de outubro se tornou um sucesso em vendas no comércio. Presentear uma criança em um dia específico pode representar uma forma de demonstrar o seu afeto. Mas se você diariamente doar o maior tempo disponível para brincar com ela, contar histórias, conhecê-la melhor em todos os aspectos – na sua cor preferida, nos alimentos que mais aprecia, na posição em que dorme, na preferência musical, nas brincadeiras prediletas, estará tendo o privilégio de acompanhar o seu crescimento, bem como na formação do caráter e da personalidade. Aí sim ela se sentirá amada!

Parabéns a todas as crianças do mundo!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...