Home / Nutrição / Receitas / Receitas Doces / Folhado de chocolate e morango sem adição de açúcar

Folhado de chocolate e morango sem adição de açúcar

Elaborada por Flora Spolidoro, nutricionista e diretora da confeitaria Day By Diet em São Paulo

Ingredientes

Massa

1 pacote de massa folhada  congelada pronta (300g)

Recheio de chocolate

1 xícara (chá) de leite desnatado líquido (200ml)

2 colheres (sopa) rasas de amido de milho (32g)

1 gema peneirada (20g)

1 colher (sobremesa) rasa de margarina light (15g)

1 colher (sopa) rasa de cacau em pó (7g)

1g de essência baunilha

2 colheres (sopa) de adoçante “forno e fogão” (4g)

1 pitada de sal

Chantilly (recheio/cobertura)

1 xícara (chá) de creme de leite fresco (240ml)

2 colheres (sopa) de adoçante “forno e fogão” (4g)

11/2 caixinha de morangos lavados e enxutos (450g)

Decoração

30g de chocolate ao leite diet

Modo de Preparo

Massa: Pré-aqueça o forno a 160°C. Em uma assadeira, abra a massa, fure-a por toda a extensão com a ponta de uma faca e espalhe feijão cru por toda a superfície. Leve para assar em forno pré-aquecido a 160ºC por aproximadamente 25 minutos. Retire do forno, espere esfriar e corte no sentido de comprimento em 3 partes iguais resultando em 3 retângulos. Reserve.

Creme de chocolate: Em um recipiente, misture o amido de milho, as gemas, parte do leite e reserve. Em uma panela leve para ferver o restante do leite acrescido da margarinae do cacau. Junte a mistura reservada e cozinhe, mexendo sempre, até ficar consistente. Desligue o fogo, acrescente a essência de baunilha, o adoçante e misture mais um pouco até homogeneizar. Deixe amornar, mexendo de vez em quando com um batedor de arame.

Chantilly:Em uma batedeira, bata o creme de leite fresco com o adoçante até obter consistência de chantilly e reserve.

Montagem de 1 unidade:Em um prato retangular, coloque 1 lâmina de massa folhada. Espalhe o creme de chocolate, disponha por cima mais uma lâmina de massa folhada e adicione um pouco de chantilly por toda a superfície. Pique ½ caixa de morango e disponha por todo o centro. Reserve 2 colheres (sopa) de chantilly e coloque a quantidade restante numa manga de confeiteiro. Com o bico pitanga decore todas as laterais intercalando chantilly e morangos inteiros. Se necessário, adicione mais um pouco de chantilly por cima no centro para fixar a última camada de massa folhada.

Passe o chantilly reservado por toda a extensão e polvilhe um pouco de farelo de massa folhada. Decore com morangos inteiros e arabescos de chocolate.

Arabescos de chocolate:Derreta o chocolate em banho-maria e espalhe-o sobre a fita de acetato ou papel manteiga. Passe um garfo por toda a extensão formando fitas estreitas. Torça a fita e leve ao congelador para endurecer. Retire o acetato cuidadosamente e acomode as fitas de chocolate por cima do bolo.

Rendimento: 12 porções de 90g

folhado.2

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

mousse-queijo

Mousse de queijo de cabra com compota de pêras

Elaborado por Felipe Lazaro, professor do curso Cozinha Light e Diet do Senac São Paulo ...