Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Formação da Frente Parlamentar do Diabetes será formada em breve! Confira os resultados do Fórum de Diabetes!

Formação da Frente Parlamentar do Diabetes será formada em breve! Confira os resultados do Fórum de Diabetes!

O que as Associações de Pacientes estão fazendo por você?

No dia 27 de junho, em Brasília, a ADJ Diabetes Brasil idealizou o Fórum de Diabetes para que todos os participantes e convidados pudessem ter conhecimento das necessidades das pessoas com diabetes com relação ao tratamento adequado.

Durante a audiência, foi discutido o Projeto de Lei 6754, de 2013, do deputado Raimundo Gomes de Matos, que relata a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Saúde da Pessoa com a Condição, que entre suas diretrizes, a universalidade, a equidade e a descentralização das ações, além da ênfase na prevenção. Prevê ainda o exame obrigatório de glicemia no protocolo de atendimento médico de urgência e emergência e o direito da pessoa com diabetes às medicações e aos materiais de autocontrole.

Este Projeto de Lei está condizente com boa parte das políticas públicas, que podem ajudar o tratamento da pessoa com diabetes e que as 30 Associações Brasileiras de Diabetes, lideradas pela ADJ Diabetes Brasil, apoiam.

No transcorrer da audiência, as reclamações dos participantes se concentraram: no Brasil há cerca de 8 milhões de pessoas com diabetes sem o diagnóstico, na diferença de tratamentos ofertados nas diferentes regiões do país e para as distintas classes sociais, na falta de acesso a insumos e medicamentos, além da falta de previsão do Ministério da Saúde sobre o protocolo de incorporação das insulinas análogas de ação rápida.

Dr. João Modesto Filho, representante do Conselho Federal de Medicina, comentou sobre a importância da mudança de estilo de vida, incluindo a alimentação saudável, e a prática de atividade físicas que chegam a diminuir o aparecimento do diabetes em até 43%. Dra. Hermelinda Pedrosa, presidente eleita da Sociedade Brasileira de Diabetes, destacou a prevenção passa também pela estratégia da saúde da família, onde pacientes podem ser identificados e encaminhados para centros especializados.

A brasileira e hoje deputada italiana Renata Bueno comentou sobre o cenário do diabetes na Itália e sobre um plano de prevenção do diabetes, que já foi implementado há 30 anos. “A cada três meses, o paciente é chamado no hospital para fazer um periódico, com um tratamento personalizado. Ele tem também o cartão do diabético, e qualquer farmácia do país recebe os medicamentos necessários para fazer o controle”.

Segundo o Dr. Sandro Martins, representante do Ministério da Saúde, “o Brasil também conta com seu plano de enfrentamento de doenças crônicas e assegura tratamento gratuito para o diabetes. Dados citados por ele apontam para o uso de medicamentos para controle do diabetes por 87,2% da população com a doença. Além disso, o País vem reduzindo em 2,1% ao ano a mortalidade de adultos em idade prematura em decorrência de complicações no diabetes”.

A expectativa do Ministério é colocar em consulta pública em agosto um protocolo de diretrizes a serem adotadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no cuidado do paciente.

Para Vanessa Pirolo, conselheira da ADJ Diabetes Brasil, no entanto, os avanços listados por Sandro Martins não são suficientes. “Muitas vezes eu me reúno com o Sandro e digo que não está chegando, mas ele diz que as verbas estão sendo disponibilizadas, e os municípios dizem que não estão recebendo. Fica um jogo de empurra e empurra”, afirmou.

A expectativa do autor do projeto, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), é que a Câmara aprove a proposta até novembro, para que ela seja encaminhada ao Senado. “Não se trata de despesa. Além de salvar vidas com a prevenção, faremos economia para os cofres nacionais, ao evitar internações”, disse o parlamentar.

Como resultado desta audiência, a deputada Carmen Zanotto anunciou a criação de uma Frente Parlamentar de Diabetes para manter a pauta na Casa. Vamos aguardar os próximos passos do desdobramento.

Brazilian Parliament, National Congress

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...