Home / Cuidador / História de um Papai Pâncreas!

História de um Papai Pâncreas!

História do Dia dos Pais

Conta a história que em 1909, na cidade de Spokane, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Sua intenção era fortalecer os laços paternos e mostrar toda a sua admiração a esse homem que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz ao sexto filho e, assim, criou o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane e pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho, data do aniversário de Bruce. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos. A partir desse momento, a comemoração se difundiu da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns historiadores atribuem o ato a Richard Nixon em 1972).
pais postNo Brasil, a ideia de comemorar esta data partiu do publicitário Sílvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

A data dacomemoração foi alterada para o segundo domingo de agosto, ficando diferente da americana e europeia.

Sabendo da origem singela e da importância dadata, nosso portal parabeniza a todos os pais do Planeta e em especial a Fábio Siqueira Dias, pai da pequena Débora, atualmente com seis anos e diagnosticada com diabetes mellitus tipo 1 aos três anos de vida.

Assim Fábio nos relatou que “Percebemos um comportamento diferente na Débora. Passou a consumir muita água e a urinar com bastante frequência, às vezes com pouquíssima urina; estava sempre agitada, com falta de apetite e irritada”.

“Diante de tais sintomas, minha esposa pensou na possibilidade de diabetes e, como tínhamos um glicosímetro em casa, tiramos a dúvida. Marcamos imediatamente consulta na endocrinologista que em posse dos resultados dos exames, o diagnóstico foi fechado. Apesar de os valores estarem alterados, a perda de peso foi mínima, em virtude da rapidez com que procuramos ajuda. Passado o grande susto, posso dizer que ouvir que minha filha estava com diabetes foi extremamente difícil emocionalmente e naquele momento, não conseguia pensar como seria a adaptação no dia a dia”, relata Fábio.

Serpai de umamenina com diabetes, Fábiodefine como “aprender a viver vigilante”. Estar atento às possíveis hipoglicemias e hiperglicemias. Sem dúvida, toda a informação prestada nos auxiliou a adequar a vida ao diabetes. Quanto aos desafios no tratamento da pequena Débora, o pai a ensina a fazer boas escolhas alimentares, o que nem sempre é fácil.

O pai relata que tem mais um filho de 11 anos e que procura dividir a atenção igualmente aos dois, apesar da menina requerer mais cuidados. O menino entende o problema de saúde da irmãzinha e procura ajudá-la nos cuidados necessários ao controle da doença.

“Futuramente, espero que ela lide bem com sua condição e que o diabetes não a impeça de ser e fazer aquilo que desejar, pois apesar da dedicação que demanda, o diabetes tipo 1 será mais um desafio que poderemos conviver de forma harmoniosa”, declara o pai-pâncreas.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Young handsome man leaning against grey wall with arms crossed. Cheerful man laughing and looking at camera with a big grin. Portrait of a happy young man standing with crossed arms over grey background.

Saúde Masculina é o tema desta vez. Confira texto completo aqui!

Dia Internacional do Homem O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de ...