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Leia as vantagens do consumo do alho aqui!

Propriedades Benéficas do Alho

Noelly Dantas*

Caro leitor, você sabia que além de ser usado há séculos como tempero, o alho também pode ser considerado como alimento curativo? Isso mesmo, geralmente é indicado na prevenção de doenças, devido às suas propriedades fitoquímicas e benéficas à saúde; além de conter propriedades que combatem o colesterol ruim (LDL) como a alicina, também reduz as triglicérides e a pressão arterial. É rico em antioxidantes que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico.

Um estudo feito no Brasil pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) constatou que o gênero Allium (alho e cebola), além de possuir o enxofre, apresenta em sua constituição compostos fenólicos, responsáveis por sua capacidade antioxidante, antibacteriana e antifúngica.

11. alho post

Estudos acadêmicos mostraram a ação preventiva do alho contra o desenvolvimento do câncer, como modulador do sistema cardiovascular e do sistema imunológico.

Em recente publicação feita pela Revista Molecular Nutrition and Food Research foi atribuído ao extrato de alho envelhecido o poder de reduzir alguns marcadores do diabetes, ou seja, foram estudadas a diminuição dos níveis de glicemia e a melhora na produção de insulina, constatando que ele possui compostos que auxiliam na diminuição da resistência à insulina e melhora da secreção da mesma pelo pâncreas.

Foi observado em uma pesquisa que o tratamento feito às pessoas com diabetes com o emprego do alho impediu as complicações cardiovasculares diabéticas.

Para que as pessoas possam se beneficiar de suas propriedades, basta que seja adicionado na alimentação in natura ou pode ser ingerido por meio de cápsulas manipuladas.

Não existe restrição ao seu consumo, desde que seja de forma equilibrada, associada a uma alimentação saudável. Caso haja excesso em sua ingestão, poderão ocorrer problemas digestivos, cólicas, gases, vômitos, diarreia e dor de cabeça.

Manter uma rotina alimentar balanceada é extremamente importante para que possamos absorver todos os nutrientes necessários e indispensáveis à saúde.

Indico como leitura a todas as pessoas com diabetes o Manual de Nutrição elaborado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (http://www.diabetes.org.br/publico/pdf/manual-nutricao-publico.pdf).

 

*Noelly Dantas é nutricionista clínica, especialista em Educação em Diabetes

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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