Home / Consumidores / Parabéns ao Dia dos Avós! É emoção sem fim!

Parabéns ao Dia dos Avós! É emoção sem fim!

Homenagem ao Dia dos Avós

No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é comemorado no dia 26 de julho, pois nesta mesma data são também festejados os Dias de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

Conta a história que, no século I a.C, Ana e seu marido Joaquim viviam em Nazaré e não tinham filhos, mas sempre rezavam pedindo que o Senhor lhes enviasse uma criança. Apesar da idade avançada do casal, um anjo do Senhor apareceu e comunicou que Ana estava grávida e eles tiveram a graça de ter uma menina abençoada a quem batizaram de Maria.

Devido à sua história, Santa Ana é considerada a padroeira das mulheres grávidas e dos que desejam ter filhos.

Imágenes-de-Abuelos-Enamorados-15

Nesse dia tão especial, nosso portal resolveu homenagear Graça Maria de Carvalho Camara, mãe de um casal de filhos e avó de quatro lindas crianças, psicóloga, especialista em Educação em Saúde, coordenadora do Departamento de Educação em Diabetes da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Graça, com diabetes há 27 anos, mãe extremamente amorosa e preocupada com a saúde de seus filhos, nos relata que acompanhou bem de perto as duas gestações de sua filha que tem diabetes desde um ano de vida. “Graças às orientações médicas e aos cuidados que a doença exige, tudo correu bem sem nenhuma intercorrência; as duas meninas nasceram com peso adequado, ambas com 37 semanas, com um ano e nove meses de diferença entre elas e sem problema algum de saúde. Minha filha conseguiu manter um peso ideal e fez um ótimo controle glicêmico”.

“Ainda guardo na memória a emoção sentida quando soube que seria avó! Minha filha conseguiu planejar sua vida e engravidar com tranquilidade e no tempo certo. Fiquei ansiosa durante esse período, levando em conta que quando soube do seu diagnóstico, naquela época, costumava se falar que a gestação de uma mulher com diabetes mellitus tipo 1 era muito arriscada e alguns relatos ainda eram mais assustadores quando mencionavam complicações durante o parto. Mas a evolução do tratamento com o passar do tempo foi tão favorável que podemos nos tranquilizar; as gestações e os partos se tornaram mais seguros”, comenta a psicóloga.

Mas a amorosa avó também acompanhou a gravidez e esteve presente nos dois partos da nora. “Ser avó é sensacional! Rever seu filho no seu neto e poder curtir etapas que antes não pareciam tão maravilhosas resgatam sensações indescritíveis de alegria, renovação, revitalização”, enfatiza Graça Maria.

As quatro crianças a motivaram a realizar projetos, a cultuar a paciência, a se atualizar e a cuidar de si mesma para que esteja bem para acompanhá-los no seu crescimento, desenvolvimento e para tudo o que dela necessitarem. “Eles sempre serão minha prioridade. Apesar de ser trabalhadora de grande fôlego, se precisarem de mim para qualquer eventualidade, desmarco os meus compromissos para estar ao lado deles”, afirma a vovó coruja.

“Acima de tudo ser avó é rever todo o processo de mãe, é sentir mais amor ainda pelos filhos e aplicar tudo nos netos. É emoção sem fim”, declara a nossa vovó homenageada.

Parabéns a todos os avós do planeta!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

8. victor

A história do jovem médico paraguaio Victor Smith e a sua atuação para beneficiar toda a população com diabetes em seu país!

Personalidades Humanitárias – Victor Federico Arias Smith Caro leitor, a história que vou contar nessa ...