Home / Cuidador / Parabéns ao Educador Físico pela sua atuação!

Parabéns ao Educador Físico pela sua atuação!

Primeiro de Setembro – Dia do Profissional de Educação Física

No dia 1º de setembro é comemorado em nosso país o Dia do Profissional de Educação Física, data voltada para a valorização e entendimento das várias modalidades, que englobam essa profissão. A celebração ocorre nesta data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a Profissão de Educação Física e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

diadoeducador

De acordo com o Conselho Federal de Educação Física, é reconhecido como Profissional de Educação Física aquele identificado pelas denominações a seguir: Professor de Educação Física, Técnico Desportivo, Treinador Esportivo, Preparador Físico, Personal Trainner, Técnico de Esportes, Treinador de Esportes, Preparador Físico-Corporal, Professor de Educação Corporal, Orientador de Exercícios Corporais, Monitor de Atividades Corporais, Motricista e Cinesiólogo.

Como podemos perceber essa área é ampla e não se restringe apenas às academias e escolas. Independentemente da opção escolhida pelo profissional, sempre estará ligado à promoção da saúde e ao aumento da qualidade de vida da população. Pensando nisso, as universidades oferecem cursos que visam ao aprimoramento dos alunos, tornando-os aptos a colaborar no incremento da saúde das pessoas e, assim, faz parte da grade curricular disciplinas da área médica como fisiologia, anatomia humana, bioquímica, biofísica e comportamento motor.

O símbolo da Educação Física é o Discóbolo (“O arremessador do disco”) do escultor grego Mirón, imagem escolhida como forma de simbolizar os movimentos do corpo humano em ação e é a mais célebre das estátuas atléticas. Segundo pesquisas de historiadores de arte, o corpo revela um cuidadoso estudo de todos os movimentos musculares, tendões e ossos que fazem parte da ação; as pernas, os braços e o tronco inclinam-se para imprimir maior impulso ao golpe; o rosto não parece contorcido pelo esforço e sim calmo e confiante na vitória.

Muito tem se falado sobre os benefícios da atividade física e as pessoas estão lotando as academias mais por vaidade, na tentativa de adquirir um corpo escultural do que propriamente levadas pelo enfoque de vida saudável. Segundo o educador físico Emerson Bisan, “As pessoas precisam entender que o movimento feito de forma correta é extremamente benéfico ao organismo e ele tenta compensar todas as facilidades trazidas pela tecnologia no nosso dia a dia. Aconselho que escolham a modalidade que mais gostem, dessa forma o treinamento será frequente e com regularidade e, com certeza, só dessa maneira conseguirão atingir os objetivos da atividade física – resistência, força, mobilidade, consciência corporal, postura e prevenção de doenças ligadas ao sedentarismo”.

Nosso Portal parabeniza a todos os educadores físicos do nosso país e em especial aos nossos colaboradores William Komatsu, Emerson Bisan e Winston Boff, que nos auxiliam trazendo preciosas informações às nossas matérias!

Parabéns a todos!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

9. corrida email

Quais são os prós e contras das superfícies de corrida! Confira os detalhes aqui!

Pisos e Superfícies para Corrida Emerson Bisan* Caros leitores, nessa matéria daremos “dicas” importantes sobre ...