Home / Consumidores / Pequenas mudanças em momentos especiais, que trazem saltos qualitativos para o tratamento do diabetes! Confira o depoimento de Mariana Bonini!

Pequenas mudanças em momentos especiais, que trazem saltos qualitativos para o tratamento do diabetes! Confira o depoimento de Mariana Bonini!

Vivenciar uma festa de formatura de forma plena com liberdade e com controle do diabetes não tem preçoMariana

Nossa correria do dia a dia não nos permite pensar em detalhes que fazem total diferença para que possamos vivenciar cada uma das situações de forma plena. Um momento muito feliz para a vida de muitas pessoas é quando elas se formam nas faculdades. Elas saem das instituições de ensino repletas de sonhos para construir um mundo melhor e serem felizes nas escolhas que tiveram.

A jovem Mariana Bonini, com 23 anos, seis anos e meio com diabetes tipo 1, se formou em jornalismo recentemente e em sua festa de formatura usou a bomba de insulina da Roche com o Smart Control para facilitar o tratamento do diabetes.

“A bomba além de me dar uma segurança muito maior com relação ao controle glicêmico também me dá mais liberdade. Eu sei que para muita gente parece irônico estar “presa” a um aparelho e se sentir livre, mas é assim que eu me sinto. A minha vida era muito mais regrada e rígida antes da bomba de insulina, e isso inclui desde a hora de dormir e de acordar até a dieta que eu faço”.

“Eu no meu dia a dia uso uma outra bomba de insulina, mas optei por usar a bomba com o Smart Control no dia da formatura por algumas razões. Eu senti falta de ter uma forma de controlar a bomba sem de fato precisar pegá-la, porque algumas vezes as roupas limitam um pouco o acesso à ela, e eu não gostaria de ficar o tempo todo saindo da mesa, ou de perto dos meus amigos pra ficar tomando insulina, ficar “me escondendo”. Até porque nunca me escondi, não gostaria de fazer isso no dia do meu baile de formatura. Meu vestido também não permitia que eu colocasse a bomba em um lugar que facilitasse o acesso, então uma amiga, que tem a bomba, ofereceu o equipamento para que eu pudesse aproveitar a noite sem maiores problemas”, relata a jornalista.

O Smart Control é o dispositivo que se comunica com a bomba via Bluetooth. “Este dispositivo foi ótimo! Eu sinto que às vezes a bomba me limita a comprar e usar roupas que eu gosto. Eu amo vestidos, mas nem sempre tenho onde colocar a bomba. Um controle remoto, que permite mexer nela sem me atrapalhar ajudou muito. Eu pude aproveitar muito mais tudo do que se eu tivesse de ficar indo ao banheiro para ter acesso à bomba”, acrescenta Mariana.

Para ela, o mais difícil na festa foi somente saber a quantidade de carboidrato da alimentação. “Nesta ocasião, tinha acesso à comida o tempo todo, mas não me privei de comer ou beber algo, até porque é o tipo de coisa que normalmente se faz uma vez na vida, só achei que eu deveria aproveitar. O diabetes não me impediu de fazer nada, só que é sempre necessário ter um pouco de cuidado e fazer as pontas de dedo pra manter tudo direitinho”, explica a jornalista.

Esta liberdade vivenciada pela Mariana fez com que ela deixasse uma mensagem a todos. “É clichê, mas apesar de todos os cuidados que a doença exige e todos os medos que ela traz é possível sim levar uma vida normal, viajar, se divertir, aproveitar a vida como todo mundo. Acho que todo mundo precisa acreditar nisso, nós com diabetes às vezes acabamos nos limitando por puro receio de algo dar errado, ficamos muito no “e se…”, mas riscos todo mundo corre na vida, só é preciso um pouquinho de dedicação consigo mesmo para que tudo dê certo”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

5.avos post

Parabéns ao Dia dos Avós! É emoção sem fim!

Homenagem ao Dia dos Avós No Brasil e em Portugal, o Dia dos Avós é ...