Home / Como lidar com o Diabetes / Pressão Baixa ou Hipoglicemia? Conheça as dicas do especialista nestas duas ocasiões para reconhecer o diagnóstico!

Pressão Baixa ou Hipoglicemia? Conheça as dicas do especialista nestas duas ocasiões para reconhecer o diagnóstico!

Pressão baixaO verão está batendo à porta. As temperaturas tendem a ficar mais altas e muitas pessoas sentem calor, desânimo e mal estar. Como podemos diferenciar estes sintomas, que podem ser de hipoglicemia ou de pressão baixa? Por que as pessoas sentem esta indisposição?

Dr. André Vianna, endocrinologista e diretor-executivo do Centro de Diabetes Curitiba, explica “no verão, ocorre maior dilatação dos vasos periféricos, diminuindo o retorno venoso. Chegando menos sangue ao coração, ocorre uma maior tendência à pressão baixa, que pode causar fraqueza, tontura, sensação de desmaio e, às vezes, desmaio propriamente dito. Algumas pessoas, principalmente as idosas e as portadoras de distúrbios neurológicos têm uma dificuldade de adaptação do organismo, principalmente à mudança de postura e após as refeições. O nosso organismo tem de se adaptar à pressão arterial todas as vezes que mudamos de postura, (por exemplo: de deitado para em pé). Essa adaptação depende do sistema nervoso autônomo, que se não estiver 100%, pode apresentar falhas e gerar a hipotensão”.

Para reverter estas sensações e a pressão voltar a subir, Dr. André ressalta “é importante a hidratação, aumento no consumo de sódio (sal), exercício físico para melhorar o condicionamento cardíaco, evitar atividades em climas quentes, elevar a cabeceira da cama de 10 a 20 graus, uso de meias elásticas, evitar refeições grandes (preferir comer menos e mais vezes), mudar de postura (levantar-se) lentamente. Em casos mais graves, medicamentos podem ser necessários”.

Mas para quem tem diabetes, estes sintomas podem ser quase os mesmos de uma hipoglicemia. Mas como podemos diferenciá-los.

Dr. André responde: “muito difícil diferenciar. Os sintomas de hipoglicemia são os mesmo, acrescidos de sudorese fria e sensação de fome intensa. Só através da automonitorização é que podemos detectar a hipoglicemia. No momento que a pessoa sentir o mal-estar, é necessário dosar a glicemia. Existe outro exame específico o tilt-test, que mensura a pressão arterial e consequentemente a hipotensão”. Mas caso a pessoa só tenha o glicosímetro, o diagnóstico é feito por exclusão, ou seja, se não for hipoglicemia, pode ser pressão baixa.

Se estes sintomas estiverem frequentes, o endocrinologista recomenda “procurar um médico, para que ajude a solucionar estes sintomas, sejam eles de pressão baixa ou de hipoglicemia”.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

12. canela email

Saiba mais sobre as propriedades da canela e extraia seus benefícios!

Canela – a santa especiaria Renata Carolyne Chavoni Zago* A canela é uma especiaria tradicionalmente ...