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Quais são as diferenças entre manteiga e os óleos de soja, de milho, de girassol, de canola e o azeite!

Tudo o que você precisa saber sobre óleos

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Caro leitor nosso Portal preparou essa matéria com a finalidade de levar ao público o conhecimento de algumas sutilezas apresentadas pelas gorduras encontradas na constituição da manteiga e nos vários tipos de óleos consumidos em nossa dieta. Para tal finalidade, contamos com a ajuda da nutricionista Tarcila Ferraz de Campos que nos auxiliou a fazer a melhor escolha para compor nosso cardápio.

Quanto às diferenças nutricionais encontradas na manteiga e nos óleos de soja, milho, girassol, canola e no azeite, Tarcila assim respondeu “A principal diferença nutricional entre eles está diretamente relacionada ao tipo de gordura que compõe cada um deles. A manteiga, por ser composta por gordura de origem animal, tem maior porcentagem de gordura saturada que, quando consumida em excesso, prejudica a saúde do coração. Porém, deve ser escolhida quando o preparo de alimentos exige altas temperaturas, pois é mais estável ao calor. Quanto aos óleos citados, são representados por gordura de origem vegetal que possuem em sua composição as gorduras monoinsaturadas (ômega 9) e poli-insaturadas (ômegas 3 e 6), estando relacionadas à melhor saúde cardiovascular, entretanto, são menos estáveis ao calor e, por isso, são menos indicados para aquecer por mais tempo”.

Perguntamos à nutricionista como as pessoas devem consumir cada um destes alimentos sem prejudicar a saúde e ela nos esclareceu que “É importante respeitar o chamado “ponto de fumaça” de cada um, ou seja, a temperatura limite que o alimento suporta. Acima dela, ele sofre modificações químicas e passa a produzir substâncias tóxicas e, com isso, pode trazer malefícios à saúde”. Vejamos:

O óleo de soja é o que tem a maior composição de gorduras poli-insaturadas. Tem um ponto de fumaça alto (250º C). Pode ser utilizado para eventuais frituras.

O óleo de milho é usado pela indústria. Seu ponto de fumaça gira em torno de 215º C. Evite utilizá-lo em casa.

O óleo de canola tem boa relação entre gordura mono e poli-insaturada. Apresenta ponto de fumaça em torno de 230º C, podendo ser utilizado para refogar, grelhar e eventualmente fritar.

Quanto ao óleo de girassol, tem bom aporte de gorduras poli-insaturadas, apresenta ponto de fumaça < 200º C e, portanto, não deve ser usado em altas temperaturas.

Finalmente o azeite, a sua melhor indicação para consumo é o extra virgem, o qual deve ser acrescentado aos pratos já prontos e nas saladas. Também pode ser utilizado para cozimentos mais rápidos, como os refogados, tendo em vista o seu baixo ponto de fumaça.

Uma particularidade do azeite, quando exposto a elevadas temperaturas, pode perder algumas de suas propriedades nutricionais. Porém, é importante que se esclareça que ele não sofre mudanças significativas em seu perfil de ácidos graxos e, portanto, isso significa que não ocorre formação de gordura trans ou saturada (ruim para o organismo) quando exposto às temperaturas recomendadas.

Para compor uma dieta saudável de um indivíduo adulto, o consumo diário de gordura pode variar de 20% a 35%. Como cada óleo possui uma composição diferente, é recomendável variar seguindo as especificações de cada tipo.

Estudo recente publicado http://www.tiabeth.com/index.php/2017/04/26/esses-novos-achados-vao-mudar-sua-mente-sobre-os-chamados-oleos-saudaveis revela que o óleo de milho, girassol e de soja aumentam o risco de diabetes.

Analisando os resultados do estudo, Tarcila deu a seguinte explicação: “A grande questão é avaliar se o consumo de gordura do estudo respeitou o valor das recomendações nutricionais diárias e se o emprego dos óleos foi adequadamente utilizado seguindo cada uma de suas especificações.

A adequação não só do total de gorduras consumidas diariamente, mas também do tipo ingerido deve ser individualizado tanto no tratamento como na prevenção do diabetes. Consulte seu nutricionista!

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

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