Home / Consumidores / Entendendo o Diabetes / Se programe neste mês para inúmeras atividades do Dia Mundial do Diabetes!

Se programe neste mês para inúmeras atividades do Dia Mundial do Diabetes!

Participe das Ações do Dia Mundial do Diabetes! Fique de Olho!

20171107_post_diabetes_v3

O Dia Mundial do Diabetes está chegando! O Portal De Bem com a Vida recebeu algumas iniciativas, que serão realizadas com o intuito de aumentar a conscientização do diabetes e disponibilizar ferramentas para prevenção do mesmo.

Em Sergipe, a data será comemorada no dia 25 de Novembro. A VII edição da Caminhada do Dia Mundial do Diabetes terá concentração às 14h30, com a partida prevista para 15h30, saindo da Praça do Mini Golf até o Parque da Sementeira. A iniciativa será guiada por dois mini-trios elétricos, participação de pacientes e colaboradores das diversas empresas engajadas, além de estudantes dos cursos das áreas de saúde da Universidade Federal de Sergipe- UFS e da Universidade Tiradentes- Unit.

A organização do Evento será feita pela Equipe do Centro de Diabetes de Sergipe em Conjunto com uma grande Equipe da Secretaria Municipal de Saúde com o empenho pessoal e importante do Presidente da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético- ASPAD, Dr.Raimundo Sotero, com o apoio da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes- Reg. Sergipe), além da colaboração de diversos apoiadores, entre eles Sociedade Brasileira de Metabologia e Endocrinologia), a SOMESE (Sociedade Médica de Sergipe), e Academia Sergipana de Medicina, entre muitos outros.

Já em Botucatu, interior de São Paulo, a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético fará uma iniciativa que proporcionará atendimento com teste de glicemia, avaliação dos pés, acuidade visual, avaliação do Índice de Massa Corpórea, aulas de dança cigana e do ventre, além de massoterapia e massagem dos pés e mãos, no dia 11 de novembro, das 9h às 17h, na Praça do Bosque. São esperadas mais de 1000 pessoas.

Na cidade metropolitana do Rio de Janeiro, Tanguá, a Associação de Diabéticos de Tanguá fará o III Fórum Regional de Diabetes em Tanguá. No dia 10 de novembro, das 7h às 18h, contando com a presença da equipe multidisciplinar formada por médicos, dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, entre outros. As inscrições podem ser feitas em 21 97198-2810.

No dia 12 de novembro, das 8h às 12h, a Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos fará um Treino Azul que consiste em oferecer a população aulas de ginástica, de zumba e muay thai, além de exames de glicemia, verificação da pressão arterial e orientação nutricional.

Em Birigui, interior de São Paulo, a Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista, chamada de ADJ de Birigui, fará a 6ª edição da Corrida contra o Diabetes no dia 12 de novembro, às 8h. A largada será na frente da sede da ADJ, localizada na Rua João Galo, 1091, Centro de Birigui. As corridas serão realizadas nos percursos de 5 km e 10 km, sendo que a largada será em pelotão único geral, masculino e feminino. A caminhada será somente para o percurso de 2 km. O Evento terá duração aproximada de 3 horas. As inscrições podem ser feitas em: goo.gl/XF8GAV.

Em Petrolina, interior de Pernambuco, a Associação dos Diabéticos do São Francisco fará o Segundo Mutirão de Olho no Diabetes no dia 25 de novembro, às 8h. A Organização do evento está sendo feita pelo Hospital de Olhos de Dr. Guilherme Moura, localizado na Rua Dr. Júlio de Melo. 500 pacientes com diabetes serão contemplados com os atendimentos. É necessário trazer 1kg de alimento não perecível.

A Colônia Azul (sediada em Minas Gerais) realizará o acampamento entre os dias 3, 4 e 5 de novembro no município de Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro. As atividades serão coordenadas por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, farmacêuticos, entre outros. As inscrições estão abertas no site (WWW.coloniaazul.com.br). A iniciativa é voltada para pessoas com diabetes tipo 1 de 9 a 80 anos.

A Sociedade Brasileira de Diabetes fará o Diabetes 2017 – XXI Congresso da SBD, que ocorrerá de 16 a 18 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em: http://diabetes2017.com.br/index.php#topo

A Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD) fará, de 13 a 18 de novembro, das 9h às 16h, detecção precoce do diabetes e de complicações, educação e encaminhamentos. Estão previstos realizar 2.000 testes de glicemia e avaliações de complicações em cada área, ou seja, além do exame de glicemia, serão feitas avaliações nos olhos, pés, boca, fisioterápica, nutricional, de atividade física, de risco cardio-metabólico, além de aferição de pressão arterial e palestras educativas. Tudo será realizado na sede da instituição localizada na Rua Eça de Queiroz, 198, próximo à estação Paraíso do Metrô, em São Paulo. Mais informações podem ser acessadas em: http://www.anad.org.br/07-press-release/

A ADJ Diabetes Brasil já confirmou a audiência pública no dia 10 de novembro, às 14h, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O tema desta vez será: Retinopatia Diabética: a saúde dos seus olhos depende do controle do diabetes! Lá haverá também testes de glicemia! No dia 13, a ADJ Diabetes Brasil promoverá uma campanha de prevenção e estímulo ao diagnóstico precoce do diabetes tipo 2, na Estação Palmeiras-Barra Funda, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Após a realização do teste de glicemia, que será realizado entre 9h e 17h, as pessoas com resultados alterados, acima de 99mg/dL (jejum) e de 140mg/dL (2 horas após refeição ou aleatório) são encaminhadas para o balcão de orientação no próprio evento e recebem informações básicas sobre o diabetes e orientadas a procurar um serviço de saúde. Será oferecido o apoio educacional gratuito da ADJ a todos os que necessitarem.

No dia Mundial do Diabetes, celebrado mundialmente em 14 de novembro, a ADJ fará um circuito com informações e dinâmica sobre atividade física na Marquise do Parque do Ibirapuera, entre 10h e 16h, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes. No mesmo dia, às 19h, alinhado com o tema da Federação Internacional de Diabetes: “A Mulher e o Diabetes: Nosso Direito a um Futuro Melhor”, a ADJ promoverá Mulheres e Diabetes – Juntas Somos Mais Fortes, um encontro com histórias de vida apresentadas no formato talk, com sete mulheres com diabetes. O evento acontecerá no Museu da Imagem e do Som (MIS), com o objetivo de dar voz às mulheres e trazer à tona os diferentes desafios, realidades e representações daquelas, que convivem com o diabetes para desmistificar e quebrar paradigmas, dando voz a cada uma das protagonistas.

O Grupo Gada Cajazeiras, sediado no município de Cajazeiras, na Paraíba, fará uma semana de atividades para celebrar a data. No dia 9 de novembro, haverá abertura do evento com palestras sobre diabetes na rede estadual de ensino. Já no dia 10 de novembro, acontecerá uma ciranda de serviços para sensibilização da população sobre os riscos de diabetes, além de palestra na Rede Municipal de Ensino. No dia seguinte, haverá palestra com nutricionista nas Redes Municipal e Estadual de Educação. No dia 12, ocorrerá uma apresentação de Flash Mob com a Companhia de Dança na Praça da Matriz Nossa Senhora de Fátima, pela manhã e Mutirão de atendimento no Sesc Ler, na Zona Sul. No dia 13, pela manhã, haverá a caminhada azul e à tarde ações no Hospital Universitário- HUJB. Por fim, no dia 14, promoverão várias iniciativas para celebrar o Dia Mundial do Diabetes. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.facebook.com/gada.cajazeiras

Por último, a ADILA – Associação dos Diabéticos da Lagoa promoverá a Audiência Pública: A Mulher, o diabetes e o acesso a direitos e cuidados, no dia 14 de novembro, às 10h, no Auditório Nelson Carneiro, localizado na Praça XV, no Centro. As participantes serão: Sheila Vasconcellos, vice-presidente da ADILA; Dra. Melanie Rodack, representante da Sociedade Brasileira de Diabetes; Dra. Lenita Zajdenverg, representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Dra. Naide Marinho, representante da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro.

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Apples-vw0_06465e35-b0b9-624d-b65863af63607295

Vinagre de maçã pode ser um grande aliado da nossa alimentação! Compreenda os motivos aqui!

Vinagre de Maçã – o seu benefício se estende muito além da cozinha Dra. Eliana ...