Home / Consumidores / Sessão de treinos intervalados melhora a saúde das pessoas com diabete

Sessão de treinos intervalados melhora a saúde das pessoas com diabete

Pesquisa avalia os efeitos do treinamento intervalado na saúde das pessoas com diabetes tipo 2! Confira os resultados aqui!

Pesquisadores da Faculdade de Saúde e Ciência do Exercício da Universidade de Britsh Columbia (UBC) no Canadá publicaram na última edição do periódico científico American Journal of Physiology: Heart and Circulatory Physiology os resultados encontrados nos grupos de voluntários com diabetes tipo 2 imediatamente após se submeterem a uma sessão de treino intervalado, sendo que um dos grupos não estava acostumados a se exercitar. Veja mais detalhes deste estudo: http://ajpheart.physiology.org/content/311/5/H1258O objetivo dessa pesquisa foi avaliar os efeitos do treinamento intervalado na saúde das pessoas com diabetes mellitus tipo 2.33 cc

Dois tipos de treino de intervalo foram testados: um com bicicleta ergométrica, incluindo pedaladas fortes e intensas e outro envolvendo atividades de musculação nas pernas. Ambos duraram cerca de 20 minutos apenas.

Os resultados foram surpreendentes! Jonathan Little, principal autor do estudo constatou que “as pessoas que estavam com diabetes mostraram melhora considerável no funcionamento dos vasos sanguíneos, fato significativo e indicador da saúde do coração, pois problemas cardiovasculares são alguns dos maiores inimigos de quem convive há muitos anos com a doença”.

Para entender melhor o estudo acima citado, vamos explicar o que seria um treino intervalado?

Treino intervalado se resume num método de treino avançado, comumente usado em atividades cíclicas como ciclismo, corrida, remo, caminhada, natação em que há alternância de estímulos de alta intensidade, recrutando fibras musculares, que não seriam normalmente utilizadas e estimulando unidades motoras, que não seriam usadas em baixa intensidade. Esse procedimento aumenta o consumo de oxigênio após o exercício e, portanto, aumenta também a queima de gordura e por isso está indicado para o emagrecimento.

Segundo o educador físico Emerson Bisan*, os benefícios desse treino para as pessoas incluindo aquelas com diabetes consiste na “melhoria da eficiência cardíaca e respiratória e além disso, é comum ocorrer melhor controle da glicemia”.

Ainda segundo Bisan, “o treino intervalado exige no mínimo 48 horas de repouso, pois a exigência muscular, articular e física é tão alta que necessita mais tempo de recuperação”.

Entretanto, como a prática de qualquer atividade física tem de ser personalizada, atendendo as necessidades individuais de cada pessoa, só pode ser avaliada por um educador físico apto para tal modalidade e o treino avançado não foge à regra, ou seja, exige muita experiência por parte do treinador para saber dosar os estímulos do começo ao fim da sessão, caso contrário poderá causar sérios danos aos praticantes.

*Emerson Bisan é educador físico com especialização em Treinamento Desportivo de Alto Nível na Academia Estatal de Cultura Física de Moscou, Rússia.

Vanessa Pirolo

Jornalista, criadora do blog convivência com diabetes, tem diabetes desde o seus 18 anos, e redatora do Portal DBCV. Quer me conhecer melhor? Então, clique aqui!

More Posts - Website

Deixe Seu Comentário

comentários

Veja também

Multiracial Group of Friends with Hands in Stack, Teamwork

Podemos trabalhar juntos para melhorar o tratamento da pessoa com diabetes no país!

Trabalho em rede articulado proporciona resultados mais impactantes na vida da pessoa com diabetes Todos ...